X

Diário da Região

01/08/2014 - 09h14min

A palavra, do início ao fim

Festival Literário de Votuporanga emenda com a Flip

A palavra, do início ao fim

Alex Pelicer Funcionários finalizavam ontem a montagem do palco da concha acústica, local de shows de peso
Funcionários finalizavam ontem a montagem do palco da concha acústica, local de shows de peso

Agosto se consolida como um dos períodos mais frutíferos do ano para a literatura no Brasil. No cenário nacional, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) termina neste domingo e a Bienal do Livro de São Paulo começa no dia 22. No âmbito regional, o destaque vai para o 4º Festival Literário de Votuporanga (Fliv), realizado de hoje até o dia 10, com entrada aberta ao público.


O Fliv costumava ser feito em maio, mas, por conta da proximidade com a Copa do Mundo, foi adiado. A nova agenda coincidiu com o período de comemorações do aniversário da cidade (8 de agosto), garantindo programação mais encorpada, especialmente a musical. A abertura será marcada pelo show “Amizade Sincera”, com os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira, hoje, a partir das 21 horas, na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”.


Também se apresentam ali Chico César, Orquestra Paulistana de Viola Caipira e Jorge Aragão. “Ainda não sabemos se a data será mantida nos próximos anos. Vamos avaliar depois do festival”, explica a coordenadora geral, Cibeli Moretti. Se, por um lado, a mudança de data impossibilitou a presença de alguns autores, por outro, a simultaneidade do Fliv com a Flip salienta a força da produção literária atual.


Assim como alguns eventos de grande porte, o festival de Votuporanga tem apoio da Prefeitura, mas é realizado pela Associação Cultural Moinho de Ideias. Esse modelo de gestão, adotado desde o primeiro ano, garante maior independência tanto no conceito quanto no quesito financeiro. Não à toa, o evento se mostra maior a cada ano. Em 2013, atraiu cerca de 40 mil pessoas. Para 2014, a expectativa é dobrar as visitas.A proposta desta edição é refletir sobre a “palavra”.


“A ideia surgiu a partir das manifestações ocorridas no Brasil, no ano passado. Nossa intenção é mostrar como a palavra pode dizer, esconder, ser deturpada”, explica o poeta e jornalista Heitor Ferraz Mello, que assina a curadoria das atrações adultas. São sete palestras e debates, que reúnem 11 referências nacionais. Um delas é o catarinense Cristovão Tezza, que lançou recentemente o romance “O Professor”. Ele comanda o primeiro bate-papo, “A Palavra Manifesta”, no domingo, às 17 horas, na Escola de Artes.


A grade ainda traz Paulo Lins, Ignácio de Loyola Brandão, Chacal, Luiz Ruffato, Fernando Bonassi, Marcelo Yuka, entre outros. Lins, inclusive, é o patrono desta edição. “Ele participou em 2013 e não queria ir embora. Sempre escolhemos nomes que se identificam com o festival”, diz Cibeli.


Uma programação paralela, assinada pelas escritoras Patricia Secco e Tarsilinha do Amaral, contempla o público infantil. Entre as atividades previstas estão oficinas de artes, contações de histórias, peças teatrais, exibições de filmes, entre outras. “Neste ano, tivemos a preocupação de tornar o Fliv mais atrativo para as crianças. Elas são nosso público mais fiel”, observa Cibeli.

Imago Eastnews/Divulgação Paulo Lins é patrono do festival

Fliv contrapõe marasmo de Rio Preto

Em contraponto ao sucesso em Votuporanga, a literatura tem sofrido nítida perda de espaço em Rio Preto, nos últimos dois anos. O primeiro grande “golpe” para o setor foi o cancelamento da 5ª Bienal do Livro, em 2012. Na ocasião, o evento foi prejudicado pelo troca-troca na Secretaria Municipal de Cultura. Antonio Carlos Parise deixou a pasta, em março, para reintegrar a Câmara como vereador. Deodoro Moreira assumiu a função interinamente e, em maio, Alexandre Costa passou a comandar a secretaria.

Para tentar abafar a repercussão negativa, foi criada a 1ª Feira do Livro de Rio Preto, em agosto daquele ano. A realização só foi possível graças a uma emenda parlamentar de R$ 130 mil. Mesmo com estrutura mais enxuta e barata, Costa não conseguiu manter o formato no ano seguinte. Desse modo, o evento encolheu de novo, com a 1ª Semana do Livro de Rio Preto, em outubro de 2013. A programação “tapa-buraco” foi montada quase exclusivamente com nomes da cidade.

Em entrevista ao Diário, às vésperas da Semana do Livro, Costa prometeu retomar a Bienal do Livro em 2014. A ideia era que os anos ímpares fossem reservados às semanas literárias, e os anos pares, às bienais. Mas, ao que tudo indica, houve outra mudança de planos. Nesta semana, o secretário disse, por e-mail, que pretende lançar os editais inerentes ao programa Cultura para Todos nos próximos dias, incluindo um específico para fomentar atividades literárias no município.

Porém, não entrou em detalhes sobre os prazos e o modo de funcionamento de tais editais. Ele também falou sobre a tentativa de captar recursos por meio de leis de incentivo fiscal para retomar a Feira do Livro. “Estamos em fase de aprovação de projeto de feira do livro de grande porte junto ao ProAC (Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura) e à Lei Rouanet (Ministério da Cultura). Assim que for aprovado e tivermos estimativa de captação, informo.”

André Luiz Takahashi/Divulgação Feiras e bienais ajudam a movimentar o mercado

Panorama nacional é promissor

O índice histórico de leitura no Brasil ainda está abaixo do que se observa em nações desenvolvidas e até mesmo em alguns países emergentes, como a Argentina. Porém, nota-se um aumento crescente no interesse da população pelos livros. Estatísticas oficiais do Ministério da Cultura apontam que 88% dos R$ 13,65 milhões consumidos entre janeiro e junho deste ano pelos beneficiários do Vale Cultura foram usados para compra de livros, jornais e revistas.

Em seguida, aparecem gastos com cinema - uma fatia de apenas 9,26% do todo. O programa do governo federal não é o único estímulo para a aquisição de informações e conhecimento. Para Karine Pansa, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e do Instituto Pró-Livro (IPL), o mercado editorial está se aprimorando a cada dia. “Conhecer o perfil do leitor brasileiro é um dos fatores que têm contribuído para que as editoras apostem em obras que irão agradar.

Por outro lado, as feiras literárias, que acontecem por todo o Brasil, em sua maioria apoiadas pela CBL, têm atraído um grande número de pessoas”, diz. De acordo com a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” divulgada em 2012, o Brasil é composto por 50% de leitores ou cerca de 88,2 milhões de pessoas. Foram considerados leitores apenas as pessoas que leram pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos três meses anteriores à amostragem. Desse total, 75% liam por prazer.

Embora o estudo atual deva ser anunciado somente no primeiro semestre de 2015, a expectativa é de que os números melhorem. E, para Karine, o ponto-chave dessa questão é a educação. “Enquanto entidade, temos participado ativamente de debates e contribuído para as discussões nacionais sobre políticas públicas de incentivo ao livro e à leitura, mas, pessoalmente, acredito que a mudança efetiva passa pela sala de aula. O sistema de ensino precisa rever seus valores e incentivar o principal agente transformador neste contexto, o docente.”


Programação do 4º FLIV


Palestras e Debates



:: Domingo, às 17 horas, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Manifesta", com Cristovão Tezza

:: Segunda-feira, às 19h30, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Afaga e Apedreja", com Chacal e Alice Sant’anna

:: Terça-feira, às 19h30, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra País", com Luiz Ruffato e Paulo Lins (patrono do Fliv)

:: Quarta-feira, às 19h30, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Interior", com Ronaldo Correia de Britto e Antonio Geraldo Figueiredo Ferreira

:: Quinta-feira, às 17h, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Cidadã", com Ignácio de Loyola Brandão

:: Dia 8, às 17h, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Mixada", com Marcelo Yuka

:: Dia 9, às 17h, na Escola de Artes (vão livre)
"A Palavra Projetada", com Fernando Bonassi e Luis Bolognesi


Shows


:: Hoje, às 21 horas, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”
"Amizade Sincera", com Sérgio Reis e Renato Teixeira

:: Quinta-feira, às 21 horas, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”
Chico César

:: Dia 8, às 21 horas, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”
Orquestra Paulistana de Viola Caipira

:: Dia 9, às 21 horas, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”
Jorge Aragão


Atividades Infantis


:: Amanhã, às 10 horas, no Espaço das Histórias
Oficina de musicalização, com Jussara Belloni

:: Amanhã, às 11 horas, no Espaço Cine Fliv
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Amanhã, às 15 horas, no Espaço das Histórias
Espetáculo teatral “Histórias de Todo Mundo”, com a Cia. Oficina Garalhufa de Teatro

:: Amanhã, às 16 horas, no Espaço Cine Fliv
Exibição do documentário "Copa do Vidigal"

:: Domingo, às 10h30, no Espaço das Histórias
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Domingo, às 15 horas, no Espaço das Histórias
Oficina de musicalização, com Jussara Belloni

:: Domingo, às 17 horas, no Espaço das Histórias
Espetáculo teatral “Histórias de Todo Mundo”, com a Cia. Oficina Garalhufa de Teatro

:: Segunda-feira, às 7h30 e 10 horas, no Espaço das Histórias ( 9 e 10 anos)
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Segunda-feira, às 7h30, no Espaço Cine Fliv (6 a 8 anos)
Contação de histórias, com Alvaro Rovares

:: Segunda-feira, às 10 e 15 horas, no Espaço das Histórias (6 a 8 anos)
Espetáculo teatral "O Leão e o Ratinho", com a Cia. Fábrica de Sonhos

:: Segunda-feira, às 14 horas, na Escola de Artes (sala grande)
Oficina de modelagem, com Gustavo Rapassi

:: Segunda-feira, às 15 horas, no Espaço Cine Fliv
Espetáculo circense “O Circo”, com a Cia Entre Aspas

:: Segunda-feira, às 16h30, no Espaço Cine Fliv (9 e 10 anos)
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Terça-feira, às 7h30, no Espaço Cine Fliv (6 a 8 anos)
Contação de histórias, com Alvaro Rovares

:: Terça-feira, às 7h30, no Espaço das Histórias (9 e 10 anos)
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Terça-feira, às 9h30, no Espaço Cine Fliv (9 e 10 anos)
Contação de histórias, com Alvaro Rovares

:: Terça-feira, às 10 e 15 horas, no Espaço das Histórias (6 a 8 anos)
Espetáculo teatral "O Leão e o Ratinho", com a Cia. Fábrica de Sonhos

:: Terça-feira, às 14 horas, na Escola de Artes (sala grande)
Oficina de aquarela, com Gustavo Rapassi

:: Terça-feira, às 15 horas, no Espaço Cine Fliv (9 e 10 anos)
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Quarta-feira, às 7h30, no Espaço das Histórias (5 anos)
Contação de histórias, com Alvaro Rovares

:: Quarta-feira, às 7h30 e 10 horas, no Espaço Cine Fliv (5 anos)
Espetáculo teatral “Uirapuru”, com a Cia Forrobodó de Teatro

:: Quarta-feira, às 10 e 15 horas, no Espaço das Histórias
Espetáculo teatral "O Leão e o Ratinho", com a Cia. Fábrica de Sonhos

:: Quarta-feira, às 10 horas, na Escola de Artes (sala grande) (A partir de 7 anos)
Oficina Editora Evoluir - Jogo: Os Heróis em Defesa da Água

:: Quinta-feira, às 7h30, no Espaço das Histórias (5 anos)
Contação de histórias, com Alvaro Rovares

:: Quinta-feira, às 7h30 e 10 horas, no Espaço Cine Fliv
Espetáculo teatral “A Folheteira e Sua Banca de Histórias”, com a Cia Forrobodó de Teatro

:: Quinta-feira, às 9 horas, no Calçadão da Concha Acústica
Espetáculo teatral “O Beco”, de Patricia Secco, com o Grupo Senac de Teatro

:: Quinta-feira, às 10 e 15 horas, no Espaço das Histórias
Espetáculo teatral "O Leão e o Ratinho", com a Cia. Fábrica de Sonhos

:: Dia 8, às 10 horas, no Espaço das Histórias
Espetáculo circense “O Circo”, com a Cia. Entre Aspas

:: Dia 8, às 10 horas, na Escola de Artes (sala grande)
Oficina Editora Evoluir - Jogo: Os Heróis em Defesa da Água

:: Dia 8, às 11 e 15 horas, no Espaço Cine Fliv
Contação de histórias, com Gabriela Carvalho

:: Dia 8, às 14 horas, no Calçadão da Concha Acústica
Espetáculo teatral “O Beco”, de Patricia Secco, com o Grupo Senac de Teatro

:: Dia 9, às 10 horas, no Espaço Cine Fliv
Oficina de musicalização, com Jussara Belloni

:: Dia 9, às 11 horas, na Escola de Artes (sala grande)
Oficina Editora Evoluir -Hortas em caixotes

:: Dia 9, às 15 horas, no Espaço das Histórias
Contação de Histórias, com Alvaro Rovares

:: Dia 10, às 15 horas, na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”
Grupo Gangorra – Programação Sesc Rio Preto – Show Musical Infantil


Serviço

4º Fliv. De hoje a 10 de agosto, em Votuporanga, com entrada gratuita. A programação completa e outras informações estão disponíveis pelo site www.flivotuporanga.com.br





Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows





>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso