Diário da Região

10/08/2012 - 05h20min

Cinema de Gramado

Festival de Gramado busca novos caminhos na 40ª edição

Cinema de Gramado

Divulgação 40ª edição do Festival de Gramado
40ª edição do Festival de Gramado

Gramado, agora sob nova direção. Como alguns estabelecimentos, que reabrem repaginados, o Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta o que se espera seja uma nova página de sua história. Entre as mudanças, a principal, a troca de curadoria, peça-chave na estrutura de qualquer festival de cinema digno desse nome.


Sai a dupla carioca Sergio Sanz e José Carlos Avellar, que ditou as regras nos últimos anos, e entra um triunvirato formado pelo ator cearense-carioca José Wilker, e dois críticos, o paulista Rubens Ewald Filho e o gaúcho Marcos Santuário. O resultado, o público e a crítica começam a ver a partir de sexta à noite, quando será apresentado, fora de concurso, “360”, o novo filme do badalado diretor Fernando Meirelles (de “Cidade de Deus” e “Ensaio Sobre a Cegueira”).


A partir de sábado, começam a rolar as mostras competitivas de longas-metragens. São duas, uma brasileira, outra de filmes latinos. Com júris e prêmios próprios. A brasileira terá oito longas-metragens em disputa pelos tradicionais troféus do festival gaúcho, os Kikitos (veja lista). Dos oito, seis inéditos. Só não o são os dois documentários, já exibidos no Cine PE (“Jorge Mautner”) e no Cine Ceará (“Tropicalismo Now”).


Na mostra latina, os Kikitos serão disputados por cinco concorrentes, de quatro países diferentes - o Chile tem dois inscritos, “Calafate - Zoológicos Humanos”, de Hans Mulchi Bremer, e “Leontina”, de Boris Peters. Concorrem também 14 curtas, sendo 9 de São Paulo, 2 do Rio Grande do Sul, 1 de Minas, 1 de Santa Catarina, e 1 da Bahia. Como se vê, São Paulo está bem na fita neste remodelado Festival de Gramado. Mas o que será o novo Gramado, em sua 40ª edição? Problemas não faltam. Um dos seus desafios será recuperar a relevância artística, processo que, a bem da verdade, já havia começado na gestão de Avellar e Sanz como curadores. Quando a dupla foi contratada, Gramado se encontrava no ponto mais baixo de sua credibilidade. Privilegiava mais a badalação do que os filmes. Artista da Globo era rei, ou rainha, no pedaço.


O festival, em si, perigava virar mero detalhe em meio ao oba-oba global. Com a curadoria dos cariocas, fez-se caminho contrário, privilegiando filmes autorais e de pouca expressão no mercado. Nem por isso o glamour artificial se dissipou. Criou-se uma mostra esquizofrênica. Muita agitação na rua com a chegada “dos artistas” e salas às moscas durante as sessões.


O Palácio dos Festivais ficava vazio não apenas pelo desinteresse do grande público pelo que por lá passava, mas pelo preço escorchante dos ingressos. Agora, baixou-se o valor e a seleção de filmes promete ser de qualidade, porém acessível. Veremos se Gramado, tão dividido nos últimos anos, consegue unir-se em torno de um projeto coeso.

   

Clique aqui e confira a programação de cinemaQuer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso