Diário da Região

18/08/2013 - 00h45min

Cultura Retratada

Exposição resgata figuras da arte rio-pretense

Cultura Retratada

Guilherme Baffi Igor Galante, Orlandeli e Jorge Vermelho, criadores da exposição
Igor Galante, Orlandeli e Jorge Vermelho, criadores da exposição

A sala com poltronas aconchegantes bem ao lado de mesinhas com luminárias criam um ambiente propício à leitura. O visitante que se entregar ao convite tem à disposição obras de alguns dos principais representantes da literatura rio-pretense.


Se ele der alguns passos à frente, vai se deparar com um pequeno palco, e poderá segurar um microfone para modular sua voz em diferentes tons. Ao mesmo tempo, locuções de figuras célebres da comunicação rio-pretense estão à disposição para quem quiser se aventurar por meio de fones de ouvido.


Na hora em que o visitante avançar por uma sala ao fundo, será recebido por uma fileira de poltronas de cinema antigo e a exibição de imagens de Rio Preto das décadas de 1960 e 1970. Porta-cartazes contam a história de alguns dos principais nomes ligados à fotografia e ao cinema da cidade.


É assim, oferecendo um passeio que dialoga diretamente com o universo de personalidades fundamentais para o entendimento da cultura rio-pretense, que a exposição “Cultura Retratada”, aberta sábado, no Sesc, recebe o espectador.


A exposição, que vai até o dia 27 de outubro, com entrada gratuita, traz 30 personalidades de relevância, tanto no fomento como na criação, nas áreas da música, dança, artes plásticas, fotografia, teatro, literatura, cinema e comunicação. A vida e obra de cada personagem é contada por meio de caricaturas de Waldir Orlandeli, cenografia de Jorge Vermelho e textos do jornalista Igor Galante, curador da exposição.


"Cultura Retratada” é uma reedição ampliada da exposição “Cultura, Arte e Paixão”, que ficou exposta no hall de entrada do Poupatempo nos meses de maio e junho deste ano. “O espectador vai se deparar com fatos que colaboram para o entendimento da cultura de Rio Preto como um todo. O ponto alto da exposição é o reconhecimento dessas pessoas na formação da cultura de Rio Preto, e a forma como tudo isso foi ambientado, criando um diálogo direto com o universo dessas pessoas”, diz Jorge Vermelho.

Guilherme Baffi Sala de literatura convida à leitura
A estrutura física da exposição está dividida em salas temáticas (comunicação, artes cênicas, cinema e fotografia, música e artes plásticas), reunindo em cada uma personalidades ligadas às mesmas expressões artísticas. “Uma coisa que é muito importante nessa exposição e na qual me norteei é a iluminação - as salas, de uma certa forma, têm uma linguagem de luz que também entra como uma personagem dessa instalação. A luz foi pensada separadamente para cada sala”, diz Vermelho.

No espaço dedicado aos personagens de artes cênicas, por exemplo, um foco central no meio da sala ilumina um texto em espiral, onde as pessoas podem se posicionar. Galante, que além de escrever os textos foi responsável pelo trabalho de pesquisa, afirma que o espectador irá descobrir elementos novos a respeito da trajetória de cada personalidade retratada.

Em seu trabalho, o jornalista também joga luz sobre fomentadores da cultura rio-pretense, muitas vezes pouco conhecidos da população. Um exemplo é Marciana Gomes Lopes, desde 1981 bibliotecária-chefe da Bioblioteca Municipal de Rio Preto, sempre auxiliando novos escritores.



Confira abaixo as ilustrações com os rio-pretenses da exposição “Cultura Retratada”:



   

ServiçoCultura Retratada, exposição na àrea de convivência do Sesc Rio Preto, com entrada gratuita, até o dia 17 de outubroClique aqui e confira a programação de Eventos & Shows Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso