X
X

Diário da Região

03/05/2016 - 00h00min

LÁ VEM O CAMBURÃO

Exposição reúne viaturas históricas da Polícia Militar

LÁ VEM O CAMBURÃO

Johnny Torres VIAGEM NO TEMPO - Veículos no estacionamento coberto do centro de compras: entre os modelos exibidos estão uma antiga Veraneio utilizada pela Rota e o simpático Fusca ‘baratinha’, usado pela PM entre 1963 e 1987. Carros ficarão até dia 26 expostos no piso térreo
VIAGEM NO TEMPO - Veículos no estacionamento coberto do centro de compras: entre os modelos exibidos estão uma antiga Veraneio utilizada pela Rota e o simpático Fusca ‘baratinha’, usado pela PM entre 1963 e 1987. Carros ficarão até dia 26 expostos no piso térreo

Um passeio pela história e evolução da Polícia Militar por meio de viaturas. Esse é o principal objetivo da exposição Carros da Polícia, que começa nesta terça-feira, dia 3, no Iguatemi Rio Preto. Até o dia 26, o público vai poder conferir modelos de viaturas utilizados pela corporação desde 1960. Composta de 14 modelos, entre carros e motos, a mostra itinerante celebra os 185 anos da Polícia Militar paulista. Essa é a primeira vez que a exposição chega a Rio Preto. As viaturas estão estacionadas na praça de eventos do centro de compras, no piso térreo, com toda pompa e elegância que lhes cabe. 

 

fusca policial - 03052016 Fusca 'Baratinha'

Afinal, elas contribuíram com o trabalho dos policiais para combater a criminalidade e garantir a segurança na época. Entre os veículos, que chamam atenção pelos modelos e cores, está o simpático Fusca ‘baratinha’, utilizado pela Polícia Militar entre 1963 e 1987. Ele foi o último integrante da frota da Capital, aposentado em 2006. Não tem quem não pare para dar aquela olhadinha. A viatura utilizada pela Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar) e pelo Batalhão de Choque são novidades por aqui. Ambas divisões da polícia utilizaram modelo Veraneio. Para a primeira equipe, o carro era pintado de cinza. 

Já para a segunda, o veículo era todo camuflado. Esses modelos só circularam pela capital paulista. Um Corcel utilizado nas chamadas ROE (Rondas Ostensivas Especiais) nos anos 70 também faz parte da exposição. Nas portas o carro tem o então símbolo da Polícia Militar: dois bucaneiros cruzados. Opala e Ipanema também foram utilizados pela Polícia Militar. Ambos eram pintados de cinza claro e branco. O espaço bagageiro da Ipanema, por exemplo, era utilizado para transportar os infratores. Com isso, permitia que o banco traseiro fosse utilizado para outros fins. 

 

Carro da Rota - 03052016 Veraneio 'Rota'

Esse conceito de repartições em viaturas prevalece até hoje. Entre as motos, a DT-180 - uma motocicleta com motor 2 tempos - fabricada na década de 1980, chama a atenção por ter baixo custo de manutenção e mecânica simples. As CBX 750 foram incluídas no grupo de viaturas para as Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (Rocam). Com o passar dos anos, as cores da Polícia Militar mudaram e os carros também. A Trailblazer e o Spin e a moto XRE são três modelos que compõem o grupo de viaturas utilizadas atualmente. 

No total, são 500 veículos em Rio Preto e região, entre Hillux, Palio Weekend, Duster, Siena e Spacefox, Traiblazer, Spin e XRE. De acordo com o capitão Rafael Henrique Helena, relações públicas do CPI-5, a exposição é um resgate histórico e saudosista das várias fases pelas quais a instituição passou. “Essa viagem ao passado permitirá que o público presente e grande parte da sociedade conheça melhor a Polícia Militar do Estado de São Paulo, os valores institucionais que permeiam a atividade policial militar, com foco no equipamento utilizado”, diz.

Serviço

  • Exposição Carros de Polícia. Desta terça-feira, dia 3, ao dia 26, na praça de eventos - piso térreo do shopping Iguatemi Rio Preto

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso