X
X

Diário da Região

14/04/2016 - 13h39min

Identidade Social

Exposição coletiva une arte e solidariedade

Identidade Social

NULL Norma Vilar é uma das artistas que participam da mostra e que vão ministrar oficina a menores carentes (Foto: Hamilton Pavam)
Norma Vilar é uma das artistas que participam da mostra e que vão ministrar oficina a menores carentes (Foto: Hamilton Pavam)

O espaço cultural do shopping Iguatemi, em Rio Preto, recebe a partir desta quinta-feira (14) a mostra coletiva Identidade Social, cuja proposta é unir a arte à solidariedade. 

Dezoito artistas plásticos participam com trabalhos em pinturas que vão do naif ao contemporâneo, esculturas, fotografias, cerâmicas. As obras ficarão expostas até o dia 11 de maio e, durante este período, serão vendidas pela internet (saiba mais abaixo). A renda será usada para a realização de oficinas culturais destinadas a crianças de baixa renda, atendidas por instituições assistenciais da cidade.

A exposição é uma promoção do Núcleo de Cultura da Acirp em parceria com o centro de compras. Participam da mostra Carlos Bacchi, Carlos Mazzaro, Danila Pinheiro, Edson Ramos, Eduardo Bittencourt, Fabian Rodrigues, Germana Zanetti, Héstia Tenfuss, Mara Chiavegatti, Newton Malvezzi, Norma Vilar, Orlando Fuzinelli, Regina Cheida, Ricardo Milani, Roberto Bernardo, Romildo Cardoso, Tadeu Guerra e Toca Gonçalves.

“Ao idealizarmos um projeto como esse, propomos colaborar com a sociedade rio-pretense em uma via dupla. Primeiro, com a criação de uma exposição remunerada para os artistas e divulgação de suas obras. Segundo, por trazer uma experiência ainda distante do grande público e que causa certa estranheza ao ouvir falar sobre obra de arte", diz o diretor de Cultura da Acirp, Daniel Rodrigues.

"É uma forma prática de aproximarmos arte de qualidade da vida cotidiana do público, além de democratizar a cultura e valorizar os artistas da cidade com a aquisição das obras”, completa. 

Para a artista plástica Norma Vilar, uma das participantes da mostra, a iniciativa ajuda a consolidar o segmento de arte na cidade. “Faz parte da minha missão como artista e ser humano humanizar e transformar por meio da arte. Esse projeto faz muito sentido para mim, pois ele envolve o fomento à cultura, dá visibilidade aos artistas contemporâneos e, por meio das oficinas, permite às novas gerações entender valores, percepção, sentimento e o olhar para o próximo por meio da arte”, argumenta.

“Um dos nossos pilares é fomentar a cultura. Nesses dois anos, dezenas de artistas puderam apresentar suas obras com total liberdade ao público. A mostra coletiva vem como consolidação dessa proposta e da parceria com o Núcleo de Cultura da Acirp”, explica a gerente de marketing do Iguatemi, Keli Silva.

Plataforma digital

As obras da Mostra Coletiva estarão disponíveis em uma plataforma digital que será lançada na semana que vem, com domínio próprio e ferramenta de compras on-line. Neste espaço virtual, os interessados poderão conhecer a ficha técnica de cada uma das obras, além de seu valor de mercado - as obras em exposição serão vendidas a um terço de mercado. O fechamento das vendas ocorre no dia 11 de maio, junto com o fim da mostra.

Além da exposição, alguns artistas encabeçarão atividades formativas beneficentes. Norma Vilar, por exemplo, usará parte do recurso obtido com a venda das obras para uma oficina de pintura com pigmentos naturais.

SERVIÇO

Mostra Coletiva Identidade Social. De 14 de abril a 11 de maio, no Espaço Cultural Iguatemi, dentro do horário de funcionamento do centro de compras. Visitação gratuita

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso