X
X

Diário da Região

13/07/2016 - 00h00min

Artista de Fuga

Existencialismo minimalista pisa no palco do FIT

Artista de Fuga

Divulgação Artista de Fuga é uma parceria do curitibano Rodrigo Damaceno com a Araucária Produções Artísticas.
Artista de Fuga é uma parceria do curitibano Rodrigo Damaceno com a Araucária Produções Artísticas.

Cenas com pouco movimento, minimalismo, contenção dos atores e atenção extrema à sonoridade das palavras. Esses são os atributos que fazem do curitibano Marcos Damaceno um dos grandes dramaturgos e diretores do teatro brasileiro na atualidade.

Ele é conhecido por espetáculos que remetem mais à consciência (ou à inconsciência) da mente dos personagens do que ao mundo externo.

O espetáculo Artista de Fuga, destaque desta quarta-feira, 13, na programação do Festival Internacional de Teatro (FIT), é mais um mergulho do artista no universo psicológico de seus personagens.

Parceria da companhia comandada por Damaceno com a Araucária Produções Artísticas, o espetáculo apresenta um escritor em meio a uma crise existencial e artística.

Um homem incapaz de lidar com a vida, os prazos e os relacionamento, percebendo as coisas somente quando elas já passaram.

Todo o espetáculo se desenrola dentro de sua própria mente, reforçando a estética impressa por Damaceno no teatro nacional. Na peça, o inconsciente é o grande protagonista.

O escritor em crise, tema recorrente no teatro e no cinema, afunda no caos e na desordem que se tornou seu dia a dia, mergulha em pensamentos e sentimentos tão caóticos quanto sua vida cotidiana, com a qual se sente em sérias dificuldades em saber como lidar.

O elenco de Artista de Fuga traz Paulo Alves, Eliane Campelli e a premiada Rosana Stavis, frequentemente apontada pela crítica como uma das melhores atrizes do Brasil.

Na montagem, a cenografia é um dos destaques. O trio de atores fica confinado entre paredes negras com várias coisas escritas e desenhadas com giz, como se fossem registros da memória desse escritor em crise. O trabalho é assinado pelo diretor e por André Coelho.

Damaceno construiu Artista de Fuga a partir de um texto escrito por Guto Gevaerd, da banda Gente Boa da Melhor Qualidade. A montagem do espetáculo foi viabilizada pelo Prêmio Myriam Muniz, da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Programação

Mais cinco espetáculos e um show musical marcam a quarta-feira do FIT 2016. O Teatro Paulo Moura será palco da última apresentação de Un Poyo Rojo, com os dançarinos argentinos Luciano Rosso e Alfonso Barón.

Quem também se despede do festival nesta quarta-feira é a Cia. Irmãos Sabatino, que desenvolve uma série de acrobacias aéreas no espetáculo VaiqueuVoo - Se Você For, Eu Também Voo!.

Entre as ‘pratas da casa’ estão as peças Deus Faz, o Diabo Tempera, War e Longos Anos, além da banda Capivaras Kill, que se apresenta na área externa da Swift.

Espetáculos desta quarta, 13

19h - Artista de Fuga (Araucária Produções e Cia. Marcos Damaceno). Teatro Municipal
19h - Deus Faz, o Diabo Tempera (Cia. do Santo Forte). Graneleiro da Swift
20h - VaiqueuVoo - Se Você For, Eu Também Voo! (Cia. Irmãos Sabatino). Praça Cacilda Becker
20h - Banda Capivaras Kill. Área externa da Swift
21h - Un Poyo Rojo (Luciano Rosso e Alfonso Barón). Teatro Paulo Moura
21h - War (Cia. Para Pessoas Solitárias). Graneleiro da Swift
21h - Artista de Fuga. Teatro Municipal
?23h - Longos Anos (Cia. Hecatombe). Graneleiro da Swift

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso