X
X

Diário da Região

29/07/2016 - 17h50min

CENTRO CULTURAL

Evento do Òbàrá celebra a luta e resistência das mulheres negras

CENTRO CULTURAL

Juliana Hurtado/Divulgação Samba do Ouro é um dos pontos altos da programação do Òbàrá dedicada às mulheres negras
Samba do Ouro é um dos pontos altos da programação do Òbàrá dedicada às mulheres negras

Coletivo rio-pretense que atua na promoção do protagonismo de negros e indígenas, o Òbàrá Centro Cultural promove, nesta sexta e sábado, 29 e 30, uma programação especial dedicada ao  Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

Comemorada no dia 25 de julho, a data foi instituída em 1992, durante o Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana, e homenageia o histórico de luta e resistência das mulheres negras.

A programação é realizada em parceria com Núcleo de Mulheres Negras do Movimento Mulheres em Luta (MML), coletivo feminista e classista de Rio Preto que realizou, na inauguração do Òbàrá, o Sarau das Pretas.

Uma nova edição do sarau acontece na noite desta sexta-feira, 29. “O sarau não exige apenas poemas autorais. Até porque há um pequeno número de mulheres negras que escrevem, reflexo do silenciamento de uma sociedade que não considera sua voz importante”, comenta Mayara Ísis, uma das fundadoras do Òbàrá e que também integra o MML.

“No sarau, estimulamos às mulheres negras a falar, criando um espaço em que elas reconheçam o protagonismo de suas vozes. Elas podem ler um textão, uma oração, um ponto de terreiro”, acrescenta.

O sarau é antecedido por uma mesa redonda, que discutirá o tema 'Paridades: um panorama nas semelhanças da realidade das mulheres negras brasileiras e cubanas'. 

Samba do Ouro
No segundo dia de programação, o destaque é o Samba do Ouro, momento de festa e celebração do Òbàrá que tem se tornado um espaço de convivência pacífica e democrática de uma diversidade de públicos historicamente oprimidos na dinâmica social.

“Ao mesmo tempo em que cria um espaço social onde os negros têm visibilidade, o Samba do Ouro tem reunido pessoas que têm uma relação de combate a qualquer forma de opressão e outras populações oprimidas, como os homossexuais. É um espaço que reúne diferentes gerações e onde as pessoas se sentem à vontade para serem o que são. Muitas mulheres de axé, por exemplo, vêm a caráter porque se sentem à vontade na roda de samba”, conta Mayara.

A roda de samba tem como formação base os músicos do grupo Iá Iá Me Sacode e do Maracatu Pedra de Raio. Por outro lado, Mayara destaca que a roda é aberta para qualquer pessoa, desde que chegue com respeito à causa. “Não exigimos que a colaboração seja fixa, mas que tenha respeito com as causas que defendemos. Na roda, por exemplo, não é cantado samba de cunho machista ou que reforce a opressão social”, sinaliza.

O último dia de programação do Òbàrá será aberto, às 10h30, com uma palestra sobre saúde da mulher negra e violência obstétrica. 

Às 14h30, será realizada uma mesa redonda em torno do tema ‘Estética Negra: Empoderamento e Amor Próprio’, e uma feira de beleza com a presença de cabeleireiros, trançadeiras e maquiadores, além de roupas e acessórios. 

SERVIÇO
Semana  Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.
Sexta-feira, 29 de julho: 19h30 - Abertura. 20h - Mesa 'Paridades: um panorama nas semelhanças da realidade das mulheres negras brasileiras e cubanas'. 21h30 - Sarau das Pretas. Sábado, 30 de julho: 10h30 - Palestra 'Saúde da mulher negra - Violência obstétrica'. 14h30 - Mesa 'Estética negra: empoderamento e amor próprio'. 14h30 - Feira Estética Negra. 17h - Samba do Ouro. Rua Pedro Dorio Sobrinho, 170, bairro Ouro Verde. Gratuito.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso