X
X

Diário da Região

02/09/2016 - 00h00min

A FORÇA E O GESTO

Espetáculos de dança são atrações no fim de semana

A FORÇA E O GESTO

Tomas Kolish/Divulgação EleEla, da Anacã Cia de Dança, fala de sentimentos e sensações envolvidos na relação entre homem e mulher
EleEla, da Anacã Cia de Dança, fala de sentimentos e sensações envolvidos na relação entre homem e mulher

Dois espetáculos paulistanos que serão apresentados em Rio Preto neste fim de semana evidenciam o quanto é amplo o universo da dança.

Enquanto EleEla, da Anacã Companhia de Dança, explora o jazz contemporâneo, o duo de dança Morada do Tempo, do Avoa! Núcleo Artístico, concentra-se na formação do gesto.

Com quatro anos de trajetória na produção artística e na formação de profissionais, a Anacã traz à cidade a segunda montagem de seu repertório, EleEla, que será apresentado nesta sexta-feira, 2, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.

O espetáculo fala de sentimentos e sensações envolvidos na relação entre homem e mulher. Logo no início, os sete casais de bailarinos que integram a montagem representam um nascimento às avessas. Em alusão ao mito de Adão e Eva, o diretor Edy Wilson de Rossi concebeu uma coreografia em que mulheres nascem dos homens.

Em entrevista ao Diário, ele conta que o ponto de partida do espetáculo foi um conto homônimo do escritor Moisés Vasconcelos. “Inicialmente, queríamos falar da busca pelo amor. No entanto, ao longo do processo de montagem a temática foi ampliada para a igualdade de gênero e a força da mulher na sociedade atual”, conta Rossi, que já fez parte da Raça Cia. de Dança e fundou a Anacã ao lado de Helô Gouvêa.

Ao longo do espetáculo, a mulher mostra que recebeu como instrumento de luta a beleza mais que sedutora dos movimentos e a magia do sorriso, que transcendem e rompem barreiras, recuperando seu espaço perdido na linha tênue da vida sob as amarras do silêncio e da submissão.

“Apesar de todo o teor crítico, o espetáculo prima pelo apuro estético. Não deixamos de apreciar o belo. O público será envolvido por um espetáculo instigante e envolvente”, avisa o diretor.

Morada do Sol/SilviaMachado Gestos singulares: grupo Avoa!, de São Paulo, faz duas apresentações gratuitas no Sesc

Pesquisa corporal

Com duas apresentações programadas no Sesc Rio Preto, neste sábado e domingo, 3 e 4, Morada do Tempo representa um novo rumo na pesquisa do núcleo Avoa!.

Desde sua formação, em 2006, o grupo pesquisa possíveis diálogos entre a dança contemporânea e outras linguagens artísticas com o espaço urbano, trazendo em seu repertório uma série de criações apresentadas em locais públicos.

Com Morada do Tempo, o Avoa! volta-se ao espaço fechado com um duo de dança contemporânea cujo eixo é a descoberta da formação do gesto. O duo é protagonizado pela bailarina Luciana Bortoletto e pela atriz Edi Cardoso.

Segundo Edi, o objetivo é mostrar uma dança que nasceu dos gestos singulares trazidos por duas mulheres, carregados de histórias e significados, que resultaram na construção de uma nova poética. “É um trabalho que percorre o caminho do gesto, tanto físico como ideológico.”

Além das duas apresentações, o Avoa! também ministra uma oficina baseada nas técnicas utilizadas em Morada do Tempo. A oficina é aberta tanto para artistas da dança como do teatro.

Serviço

EleEla, da Anacã Cia. de Dança. Hoje, às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Gratuito.
Morada do Tempo, do Avoa! Núcleo Artístico. Amanhã e domingo, às 20h.
Oficina Corpo Morada, com Avoa!. Amanhã e domingo, das 14h às 17h. Ambos no Sesc Rio Preto. Gratuito

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso