X
X

Diário da Região

03/12/2015 - 00h00min

Vaginarte

Encontro cultural celebra a força feminina

Vaginarte

Guilherme Baffi Da esquerda para a direita, Val Teixeira, Sylvia Santini, Verônika Nahid e Nathalie Gingold
Da esquerda para a direita, Val Teixeira, Sylvia Santini, Verônika Nahid e Nathalie Gingold

O festival Breu, do Sesc, recebe amanhã em sua programação o especial "Vaginarte", evento que reúne diversas atividades artísticas protagonizadas por mulheres, a partir das 19h, na Comedoria. Idealizada pela artista visual Anna Claudia Magalhães, colunista do Diário, a iniciativa nasceu a partir de uma série de ilustrações de mesmo nome, com desenhos alusivos à masturbação feminina e à vagina.

"Quis fazer uma homenagem à vagina e falar da liberdade sexual da mulher, que ainda são tabus, diferente do que acontece com o homem, desde cedo estimulado a conhecer seu corpo. E isso se estende à todas as posições que a mulher ocupa na sociedade", explica Anna Claudia, que, como ilustradora, assina Anna M.O. Com o Breu, a artista quis unir aos seus desenhos outras duas formas de expressão artística: a música e a poesia.

 

Anna M.O. - 03122015 A artista Anna M.O., idealizadora do projeto que ocorre amanhã, no Sesc: estímulo à criatividade feminina por meio da arte

Além de uma intervenção visual em grafitti e lambe-lambe que ela desenvolve na Comedoria, o evento conta com show da rapper mineira Bárbara Sweet e um sarau de poesias feito por mulheres. A ideia é exaltar a liberdade, a força e a união das mulheres por meio das palavras. A programação terá ainda mais duas atividades na Comedoria. Na área externa, a poeta Sylvia Santini propõe exercícios criativos para mulheres a partir de seus pensamentos e poemas presentes em seu primeiro livro, "Apontamentos", a ser lançado no dia 19, também no Sesc. 

"A temática do meu livro é bem pessoal. A ideia é que pensamentos e poemas sirvam de inspiração para que as participantes se expressem através da escrita", diz Sylvia. Quem preferir, terá ainda a opção de conhecer a Tenda de Sherazade, onde mulheres são convidadas a entrar em contato com o lugar sagrado do feminino e seus poderes ancestrais, por meio de exercícios de expressão corporal e pintura coletiva, propostos pela artista plástica Nathalie Gingold e pela psicóloga Val Teixeira. 

A bailarina Verônika Nahid faz uma apresentação de dança do ventre, representando a personagem. A atividade parte da lenda de Sherazade, que por mil e uma noites seguidas contou histórias para o rei e, assim, conseguiu que sua vida fosse poupada, para trabalhar a astúcia feminina, conforme explica Val Teixeira. "A mulher tem a criatividade muito aguçada, mas, ao entrarmos no mundo masculino, nos voltamos para a força e perdemos a criatividade. A ideia é proporcionar um encontro consigo mesma e seus poderes ancestrais", fala a psicóloga. 

Serviço

  • Vaginarte, amanhã, a partir das 19 horas, na Comedoria do Sesc Rio Preto. Grátis

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso