Diário da Região

16/04/2009 - 00h44min

Arte 'virtual'

Efigênia Helu pensa crise da pintura com múltiplas faces

Arte 'virtual'

Divulgação Obra ?Um Homem? propõe reflexão sobre o olhar humano
Obra ?Um Homem? propõe reflexão sobre o olhar humano
A mostra individual que a Livraria Cultura, no Conjunto Nacional em São Paulo, promove, tem a cara dos dias atuais, uma aproximação da arte com a crise da pintura, com suas misturas e versatilidade de elementos de variadas culturas, com forte direção densa, extremamente pensada e singular. Ao mesmo tempo, os oito trabalhos dessa mostra, pertencentes à série ?Cabeças? da artista plástica rio-pretense Efigênia Helu, carregam uma inevitável carga dramática - já que há tempos o drama e o cotidiano são fontes férteis de arte e cultura nos quatro cantos do mundo. Sob a curadoria de Ângela Barbosa, da galeria AM4, da capital, a exposição leva o nome da artista, ?Efigênia Helu?. Cada uma das obras apresenta uma pluralidade de perspectivas que permite contemplar um desenho como esboço e como obra autônoma ao mesmo tempo. São três assemblages e cinco óleos sobre papel, dentro da medida de 1 metro por 70 centímetros. Exclusivas e divididas em únicas e múltiplas, as obras são de continuidade. A peça ?Narciso em Vermelho?, por exemplo, foi criada há aproximadamente 23 anos; outras são de 2008. A mostra, gratuita, fica aberta para visitação até o dia 26 de abril.

Homens e mulheres de todas as idades irão se familiarizar com os trabalhos, influenciados pelas grandes rupturas da sociedade ocidental e pela arte como expressão de mudança. Destaque para ?Um Homem?, obra em óleo sobre papel que propõe uma reflexão sobre o olhar humano: no fundo, uma desesperança; mas na superfície, à vontade. ?É uma mistura de ironia e verdade, impossível e desejável, ilusão e realidade. É um diálogo entre a arte plástica, a filosofia e a sociologia. Uma segunda análise da arte no século 21. Um padrão de cumplicidade que só o rosto pode refletir. São faces de sete homens e uma mulher?, diz Efigênia. A artista também explora sua arte na internet. A novidade é uma visita virtual das suas obras no portal da galeria AM4 ( www.am4.art.br), que a representa em São Paulo.

No site, a artista participa de uma mostra coletiva chamada ?O Olho da Imagem?, com mais cinco profissionais contemporâneos: Jaime Prades, Jerusa Messina, Midori Hatanaka, Samuel Szpigel e Vicente Cardia. Há também currículo e referência de Efigê-nia. Independente do formato, suporte ou da diversidade de um trabalho da rio-pretense, reconhece-se de imediato uma obra sua pela expressividade do traço, o estranhamento e a contundência dos temas (dor, sexualidade e impermanência). Além de artista plástica, Efigênia Helu é socióloga formada pela USP e, nas últimas três décadas, período em que se concentra sua produção artística, participou de mais de 30 exposições individuais e coletivas no eixo Rio-São Paulo. Também professora de Desenho de Observação e Expressão, Plástica e História da Arte, a artista pretende ministrar em Rio Preto uma palestra sobre a análise da arte no início do século 21, principalmente sobre a crise. ?Não podemos deixar a arte tão distanciada do público?, afirma. Em novembro passado, Efigênia ministrou uma oficina de história da arte, da pré-história ao contemporâneo, dividida em cinco encontros, na loja Jackie. ?Pré-História?, ?Antiguidade e Renascimento?, ?Barroco? e ?Individualismo Artístico? foram alguns dos temas discutidos.

Serviço:
Efigênia Helu. Exposição da artista plástica homônima, até o dia 26 de abril, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 - Loja 151, São Paulo). De segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 20h. Gratuita. Informações (11) 3170-4033

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso