X
X

Diário da Região

24/07/2017 - 13h37min

OLÍMPIA

Festival do Folclore terá 51 grupos de 13 estados

OLÍMPIA

Divulgação Balé Folclórico SISAIS, de Pocinhos, na Paraíba, participará do Fefol pela primeira vez
Balé Folclórico SISAIS, de Pocinhos, na Paraíba, participará do Fefol pela primeira vez

Cinquenta e um grupos folclóricos e parafolclóricos de 13 estados brasileiros marcam presença na 53ª edição do Festival do Folclore de Olímpia (Fefol), que será realizada entre os dias 5 e 13 de agosto,  no Recinto de Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant´anna. São 24 grupos de outros estados, oito de São Paulo e 19 de Olímpia.

Do Rio Grande do Sul virão dois grupos inéditos: o Centro de Pesquisa e Folclore Piá do Sul, de Santa Maria, e o Grupo de Arte e Tradição Estampa Galdéria, de Xangri-lá. Já o Paraná será representado pelo Grupo Parafolclórico Pôr do Sol, de Quinta do Sol.

De São Paulo estão confirmados grupos de oito cidades. São eles: Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi, de Guarujá; Grupo de Fandango de Tamanco Cuitelo, de Capão Bonito; União Folclorista São Benedito do Belém, de Taubaté; Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva, de Santo Antonio da Alegria; Grupo Moçambique de São Benedito Azul e Branco, de Guaratinguetá; Grupo Samba Lenço, de Mauá; Congada Três Colinas, de Franca; e Grupo Folclórico e Religioso Moçambique de São Benedito, de Lorena.

Da estância turística de Olímpia, três parafoclóricos e 16 folclóricos, incluindo as companhias de Folia de Reis, estarão no palco do Fefol: Godap (Grupo Olimpiense de Danças Parafolcóricas), Frutos da Terra e Associação Cultural Anástasis; Grupo Folclórico de Danças Afro Brasileira e Capoeira, Cia. de Reis Lapinha de Belém, Cia. de Reis Os Filhos de Maria, Cia. de Reis Magos do Oriente, Cia. de Reis Fernandes, Os Catireiros de Olímpia – Grupo de Nossa Senhora, Terno de Moçambique de São Benedito, Grupo Dança de São Gonçalo, Cia. de Santos Reis Os Visitantes de Belém, Cia. de Reis Caminho de Belém, Cia. de Reis Os Viajantes de Belém, Terno de Congada Chapéu de Fitas, Guarda de Moçambique Pé de Coroa Nossa Senhora do Rosário, Cia. de Reis Estrela da Guia, Cia. de Reis Mensageiros da Paz e Cia. de Reis Estrela Guia do Oriente.

Ainda do Sudeste, o Fefol terá quatro grupos de Minas Gerais (Terno de Moçambique Diamante, de São Sebastião do Paraíso; Grupo Folclórico Aruanda, de Belo Horizonte; FITAS – Grupo de Tradições Folclóricas, de Montes Claros, e Grêmio Cultural e Social Arraiá de São Matheus, de Belo Horizonte) e um do Espírito Santo (Reis de Boi Mestre Nilo Barbosa, de Conceição da Barra).

Do Centro-Oeste, Goiás será representado por duas agremiações: Grupo Folclórico Brasil Central, de Anápolis, e Catupé Cacunda Nossa Senhora das Mercês, de Catalão.

O Nordeste terá grande participação no Festival de Olímpia. Do Ceará, da capital Fortaleza, virão o Grupo Tradição Folclóricas Raízes Nordestina, a Associação Cultural Maracatu Az de Ouro e o Grupo Parafolclórico Terra da Luz. A Paraíba também marcará presença com o inédito Balé Folclórico SISAIS, de Pocinhos, e os já conhecidos do público Reisado Zé de Moura, de Poço de José de Moura, e Tradições Populares Acauã da Serra, de Campina Grande. Da Paraíba para o Pernambuco, presença confirmada do inédito Grupo de Expressão Popular Flor e Barro, de Caruaru.

A cultura potiguar será destaque em Olímpia também, com mais uma participação inédita, desta vez da Orquestra Sanfônica Trupé do Sertão, de Major Sales, e Caboclos de Rei de Congo do Mestre Bebé, da mesma cidade, que volta a Olímpia pela terceira vez.

Do Estado do Maranhão, outra estreia no Fefol - o Bumba Meu Boi Brilho da Ilha. E, fechando a região Nordeste, o Grupo Flor da Serra, de Chã-Preta, do estado de Alagoas.

Do Norte, destaque para o estado do Pará, que terá três agremiações: o Grupo Parafoclórico Frutos do Pará, de Belém; a Cia de Dança Folclórica Trilhas da Amazônia, também de Belém; e o Grupo de Tradições Culturais Xuatê de Carajás, da cidade de Parauapebas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso