X
X

Diário da Região

09/12/2016 - 00h00min

DO CINEMA À DANÇA

Dolores leva ao palco do Sesi o universo de Pedro Almodóvar

DO CINEMA À DANÇA

Guto Muniz/Divulgação Com exibições em várias partes do mundo, Dolores é resultado de uma imersão da companhia em cima da obra de Pedro Almodóvar
Com exibições em várias partes do mundo, Dolores é resultado de uma imersão da companhia em cima da obra de Pedro Almodóvar

As músicas, as cores, os temas, as polêmicas e as dores do premiado cineasta espanhol Pedro Almodóvar são a inspiração para o espetáculo de dança Dolores, que será apresentado nesta sexta-feira, 9, e neste sábado, 10, sempre às 20h, no teatro do Sesi Rio Preto, como parte da programação do Sesi Viagem Teatral. Produzido pela Mimulus Cia. de Dança, o espetáculo construído sob a atmosfera almodovariana parte de elementos da dança de salão, explorando as surpreendentes cores do cineasta, seu humor ácido, sua plasticidade peculiar e seus personagens demasiadamente humanos e assumidamente imperfeitos.

“É uma interpretação muito aberta das obras e dos personagens criados pelo cineasta. Traduzimos tudo de diferentes formas depois de uma extensa pesquisa. Assistimos a todos os filmes, mesmo os mais desconhecidos, lemos muito tudo sobre o diretor, ouvimos as trilhas sonoras e deixamos os atores livres para criarem seus próprios personagens a partir desse material todo”, explica Jomar Mesquita, diretor artístico do espetáculo. Mesmo sem a pretensão de ser uma repetição no palco do que Almodóvar criou no cinema, o espetáculo se aproveita do estilo do diretor, diz Jomar. 

“Ele sempre transita por um universo que está no limite entre o bom gosto, o belo, e o kitsch, o cafona, o que, dependendo do seu estado de espírito, pode te fazer chorar ou rir. E foi esse sentimento que queríamos traduzir para os palcos.” Os assuntos polêmicos também não poderiam ficar de fora. Religiosidade, sexualidade, preconceitos, violência, tudo que é tão presente na obra de Almodóvar está presente no espetáculo, mas de uma maneira pouco agressiva, garante Jomar. “Juntamos esses temas recorrentes em sua filmografia e inserimos detalhes que chamam a atenção, mas lidamos sempre de uma forma leve, tanto que o espetáculo tem censura livre na maioria das cidades por onde passamos, no máximo é proibido para menores de 12 anos.”

A apresentação também não se prende a uma dramaturgia cronológica, ela transita entre tempos e momentos da forma que se encaixa melhor às pretensões da história. A coreografia, por outro lado, foi pensada levando em conta a força das obras do cineasta, que sempre exalam uma passionalidade visceral, algo traduzido para os movimentos dos dançarinos, conta Jomar. “É uma coreografia forte, intensa. Utilizamos também alguns elásticos que dão uma textura diferente ao palco e à apresentação, ajudando a criar uma sensação de voyeurismo muito comum aos filmes do cineasta. Na maioria de suas obras, sempre parece que o espectador está espiando por uma fechadura, por uma janela, e é isso que desejamos traduzir.”

Já o título do espetáculo, Dolores, também está intimamente ligado à essência de Almodóvar e de sua obra. “Vários motivos nos levaram a esse nome. O primeiro é por ser um nome próprio feminino de origem espanhola. O segundo é por significar dor. Almodóvar lida com a dor o tempo todo em sua obra, ela é como uma religião para ele e um sentimento que é universal.” Outro elemento trazido direto das obras do cineasta para os palcos é uma intervenção utilizando uma pessoa que não faz parte do grupo de atores. “É uma brincadeira que fazemos. O Almodóvar colocou sua mãe em diversos filmes dele, o que causava um elemento de humor. 

Então nós convidamos sempre uma ‘mãe’ em cada cidade para fazer esse papel. A produção local busca alguém que tope participar. No dia da apresentação fazemos uma pequena preparação e essa pessoa participa do espetáculo”, explica o diretor artístico. Segundo ele, isso sempre traz uma energia nova para a apresentação e também torna cada apresentação única, afinal, a reação de cada um, por mais que seja o mesmo roteiro, acrescenta diferentes camadas ao resultado final.

Dolores estreou em novembro de 2007 e já foi apresentado no Jacob’s Pillow Dance Festival (EUA); Festival des Arts de Saint-Sauveur (Canadá); Festival Internacional Madrid en Danza (Espanha); Maison de La Danse (França) e em diversos outros teatros da França, Bélgica e Itália, além de cerca de 40 cidades brasileiras. Foi indicado ao The New York Dance and Performance Awards em 2014. “Esse é um dos nossos espetáculos que mais circulam e a recepção tem sido sempre muito boa. É muito gratificante ver que o público compreendeu a proposta e que, mesmo aqueles que não conhecem o trabalho de Almodóvar, gostam. Semana passada mesmo, um espectador disse que não conhecia o diretor, mas que saiu da apresentação querendo ver seus filmes”, conta Jomar.

Serviço

  • Dolores, sexta-feira, 9, e sábado, 10, às 20h, no Teatro do Sesi Rio Preto. Entrada gratuita. Ingressos podem ser reservados antecipadamente pelo Meu Sesi - www.sesisp.org.br/meu-sesi

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso