Diário da Região

17/12/2003 - 13h59min

Cinema nacional

?Cidade de Deus? leva novo prêmio

Cinema nacional

Divulgação Produção nacional cai nas graças dos críticos de Nova York
Produção nacional cai nas graças dos críticos de Nova York
?Cidade de Deus?, de Fernando Meirelles, faturou o prêmio de melhor filme estrangeiro de 2003, concedido anteontem à noite, pelo Círculo de Críticos de Cinema de Nova York. O grupo existe desde 1935 e é formado pelos 35 críticos dos jornais e revistas da ?Big Apple? (a Grande Maçã, como é conhecida Nova York). Para os planos da distribuidora Miramax - que até hoje não se conformou com a não-indicação à categoria de melhor filme estrangeiro, no último Oscar - o prêmio vem em ótima hora. A intenção é de reestrear ?Cidade de Deus? no circuito americano. Com isso, há a chance de indicá-lo em categorias como melhor filme, direção e montagem, pois a fita estreou por lá a primeira vez já em 2003, em cima da data de indicação. Se por um lado esse atraso foi negativo, por outro, credenciou o filme brasileiro a entrar na disputa do Oscar em 2004, e isso é o que vai tentar a Miramax.

O prêmio dos críticos de Nova York está em sintonia com a opinião de público e crítica concedida há quase um ano, quando ele entrou em circuito internacional - só quem não gostou foram os jurados da Academia, que o julgaram ?violento demais?. ?Cidade de Deus?, que já foi distribuído em 43 países, é baseado no livro homônimo de Paulo Lins e relata a vida de um grupo de jovens da favela homônima ao título do filme, e sua relação com o tráfico de drogas. No Brasil, já foi visto por 3,3 milhões de pessoas e arrecadou quase 20 milhões de reais. Já nos Estados Unidos, a bilheteria chegou a 4,6 milhões de dólares. Até junho, a arrecadação mundial tinha sido de 16 milhões de dólares. O filme liderou o ranking de filmes em língua estrangeira nos EUA e ficou em terceiro lugar na Inglaterra. ?Cidade de Deus? foi indicado ao Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro, ganhou um Bafta de melhor edição, nove prêmios no Festival de Havana e uma menção especial no Festival Internacional de Toronto. ?Carandiru?, que será o filme nacional a tentar vaga para Oscar de melhor filme estrangeiro, deve estrear nos EUA, antes do prazo de votação da Academia - em janeiro. A cerimônia acontecerá em 29 de fevereiro de 2004, em Hollywood, Los Angeles.

Confira a programação nos cinemas de Rio Preto e região

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso