X
X

Diário da Região

28/02/2015 - 22h46min

Documentos Musicais

Cena musical de Rio Preto desperta interesse de produtoras

Documentos Musicais

Divulgação Realizadores da produtora Pocbit, de Rio Preto, responsável pelo documentário “Garimpo” acompanha 4 grupos
Realizadores da produtora Pocbit, de Rio Preto, responsável pelo documentário “Garimpo” acompanha 4 grupos

A cena musical de Rio Preto vive um de seus momentos criativos mais efervescentes, com dezenas de artistas buscando construir uma identidade própria por meio de trabalhos autoriais. A produção é intensa e tem sido acompanhada pelo Diário a cada CD lançado ou novidade que pipoca na internet. E essa nova safra musical evidencia, além da maturidade e do talento dos artistas, o espírito de união e de troca que predomina na cena local.


Apesar da produção de trabalhos consistentes, a projeção nacional, seja no "mainstream" ou na cena alternativa, ainda se configura como um desafio. É justamente essa questão que motivou a galera do audiovisual da cidade a documentar esse momento histórico da música rio-pretense. Dois documentários que estão sendo gravados em Rio Preto se debruçam sobre a atual cena musical, buscando não só elencar conquistas e desafios dos artistas, mas também dar uma forcinha nessa tão sonhada projeção nacional.


É o que pretende a produtora Pocbit, que se prepara para iniciar as gravações do documentário "Garimpo". "O nome faz uma analogia entre a carreira de um músico independente e a busca por pedras preciosas por um garimpeiro. Há em Rio Preto muitos artistas com trabalhos de qualidade, mas que não acabam chegando ao ouvido do público", comenta o baterista da banda Modera, Diego Moita, que comanda a Pocbit ao lado do também músico Will Mattos, do publicitário Breno Amaral e da fotógrafa Mona Luizon.


"Garimpo" apresentará a cena local a partir dos momentos de criação dos artistas da música. A intenção é captar o clima criativo dos ensaios e os shows de músicos que flertam com o rock, o reggae, o rap, o samba e outros gêneros. "O foco do documentário será o desenvolvimento da criação entre os artistas, acompanhando as trocas e as ideias que surgem na produção de uma música", reforça Moita, que espera que "Garimpo" seja uma espécie de vitrine dos artistas locais para outras mídias.


O projeto conta com fomento do Prêmio "Nelson Seixas", da Secretaria Municipal de Cultura. Em Rio Preto há oito anos, desde que se mudou de Lins, o baterista da Modera declara que o movimento musical da cidade é muito diferente de outros lugares. "Há uma troca constante entre os artistas. É algo que não acontece em outras cidades, onde não existe essa unidade. É mais cada um pra si. Aqui, é o contrário, é uma coisa bem familiar", elogia Moita.


Música e afins


A relação da Pocbit com a música não é de hoje. A produtora, que nasceu em 2011 e tem como especialidade os registros ao vivo, já assinou clipes para vários artistas rio-pretenses, além de desenvolver um trabalho junto a uma promissora banda da cena alternativa, a Terra Celta, que sempre marca presença em Rio Preto, em shows especialmente no pub Vila Dionísio.


Em 2014, a equipe da Pocbit viajou com a Terra Celta para a Europa, onde registrou uma série de cinco shows feita pela banda em Lisboa, na edição portuguesa do Rock in Rio. "Conhecemos os músicos da Terra Celta depois que registramos um show deles no Vila. Eles gostaram muito do material e nos convidaram para essa turnê, que resultou em um registro dos shows no Rock in Rio, além de um vídeo com os bastidores", relembra.

Sidnei Costa Produtores de “O Som da Cena”: documentário colheu depoimentos de quatro de algumas das bandas de maior projeção de Rio Preto: Contos de Réis, Samara Bueno, Capivaras Kill e Chá de Lua”

Produção acompanha 4 grupos

Mariana Brandolezi é pedagoga, mas se encantou pelo audiovisual antes de se formar na faculdade, quando fez um vídeo voltado para crianças como projeto de conclusão de curso.
E esse encantamento só cresceu mais depois que ela participou de uma oficina de cinema em Rio Preto, no ano passado. Tanto que começou 2015 envolvida na produção de seu primeiro documentário, que tem a música como personagem principal.

"O Som da Cena" apresenta a trajetória de quatro nomes da cena atual que se dividem entre a interpretação de covers e a criação de músicas autorais. "A ideia é mostrar como é ser um músico independente hoje em Rio Preto. Há uma galera muito boa na cena e que luta para conseguir mostrar suas criações", comenta Mariana, que tem parceria com a produtora rio-pretense Garimpeiro Filmes e conta com o apoio da Unilago.

Além da diretora, a preparação do documentário envolve Ruy Neto (diretor de fotografia), Alexandre Simões e Zé Tomaz (produção). Quatro artistas e bandas já foram acompanhados e ouvidos pela equipe comandada pela diretora estreante: Samara Bueno, Capivaras Kill, Chá de Lua e Contos de Réis. "Teremos ainda mais uma banda, mas estamos aguardando sua confirmação."

Para Mariana, produzir esse documentário está sendo uma experiência única. "Música e cinema são minhas duas paixões. Poder unir essas duas coisas e, de certa forma, contribuir com os artistas da minha cidade é ainda mais gratificante", entusiasma-se.
A expectativa é de que "O Som da Cena" seja lançado no final deste semestre. "Pretendo inscrevê-lo em festivais apenas no ano que vem", diz.






Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows






>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso