X

Diário da Região

24/07/2014 - 00h50min

Artes Plásticas

Carlos Bachi valoriza a arte sustentável

Artes Plásticas

Edvaldo Santos Carlos Bachi mostra sua veia artística em exposição individual
Carlos Bachi mostra sua veia artística em exposição individual

Conhecido por usar materiais ecologicamente corretos, o artista plástico Carlos Bachi, de Rio Preto, mostra uma nova fase de sua criação, pautada pelo equilíbrio entre os elementos rústicos e as cores. Sua exposição, “Diálogo & Expressões”, pode ser conferida gratuitamente, desta quarta-feira, 24, ao dia 3 de agosto, no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi. São 14 telas contemporâneas e três esculturas, a maioria é inédita. Apenas a escultura “Renascer”, feita em aroeira, havia participado de outros eventos.


O ineditismo também está no uso da tinta acrílica. Há cerca de 15 anos, Bachi abandonou a tinta a óleo por conta de sua toxicidade. Desde então, prioriza criações a partir de materiais descartados pelo homem ou pela própria natureza, como metal, lona e madeira. “É um grito de alerta pela degradação do meio ambiente. Transformo o que não serve mais em arte”, explica. Em geral, ele costumava deixar as telas em branco para ressaltar as formas desses elementos, interferindo o mínimo possível na originalidade dos objetos.


Porém, de um ano para cá, resolveu colorir alguns de seus trabalhos. A primeira experiência neste sentido foi uma obra criada para o 1º Leilão de Arte Solidário, realizado no ano passado, pelo Núcleo de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp). Deu certo. Para a seleção atual, ele priorizou cores quentes, como vermelho e amarelo. O que não quer dizer que as obras com fundo branco foram extintas. De todo modo, a coleção reflete sua evolução profissional nos últimos cinco anos.


História


Bachi se formou em administração de empresas em 1987, mas sempre adorou frequentar galerias, exposições e salões de artes plásticas. Iniciou a carreira como autodidata, em 1995, e cerca de um ano mais tarde fez sua primeira exposição, nos Correios. A paixão falou tão alto que ele voltou aos bancos da universidade para cursar educação artística.


Formou-se em 2010. Também é diretor de museus da Secretaria Municipal de Cultura e curador do Salão de Artes Plásticas de Rio Preto, que chega a sua 7ª edição entre 22 de setembro e 31 de outubro, na Pinacoteca Municipal.


Projeto


As obras do artista compõem um projeto maior: o 4º Invernarte, desenvolvido pelo Núcleo de Cultura da Acirp, em parceria com o Iguatemi. Na primeira etapa, foram realizados a mostra coletiva “A Musicalidade na Arte” e o 2º Leilão de Arte Solidário. Desde o mês passado, cada um dos 18 artistas participantes fazem exposições individuais no mesmo local. Danila Pinheiro, Maria Helena Curti e Claudia Cabral já mostraram seus trabalhos.


A programação segue até dezembro, com Norma Vilar. Paralelamente, o dinheiro arrecadado com o leilão de arte tem sido usado para uma série de apresentações da Camerata Jovem Beethoven - projeto cultural e de formação profissional. Um dos concertos, aliás, será realizado hoje, a partir das 16 horas, no Praça Shopping, com entrada aberta ao público.


Serviço


Diálogo & Expressões. De hoje até o dia 3 de agosto, no Espaço Cultural do Shopping Iguatemi, em Rio Preto. Grátis. Mais informações pelo telefone (17) 3214-9433



Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows



>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso