X
X

Diário da Região

24/11/2015 - 00h00min

Cantoria por todo canto

Cantoria lança segundo disco hoje na Swift

Cantoria por todo canto

idumbra fotografia/Divulgação Crianças do projeto Cantoria por Todo Canto, mais de cem vozes que juntas formam o Grupo Cantoria, sob orientação de Euncie Dumbra e Paulo de Tarso
Crianças do projeto Cantoria por Todo Canto, mais de cem vozes que juntas formam o Grupo Cantoria, sob orientação de Euncie Dumbra e Paulo de Tarso

O Grupo Cantoria, formado por 110 alunos de 10 a 12 anos da rede municipal de Rio Preto, lançam, hoje à noite, no Teatro Municipal “Paulo Moura”, o segundo disco do projeto Cantoria por Todo Canto. Na apresentação, eles vão interpretar as 12 canções que compõem o novo álbum, que será distribuído gratuitamente a alunos e professores da rede pública de ensino.

O Cantoria por Todo Canto, iniciativa que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto (Faperp), é realizado nas quatro unidades do Núcleo da Esperança na cidade, tendo como coordenadora geral Eunice Dumbra e como coordenador artístico Paulo de Tarso.

Para o maestro rio-pretense, houve uma evolução musical muito grande ao longo dos quatro anos do projeto. “As crianças passaram a dominar as referências musicais, sejam elas técnicas ou estilísticas. Hoje, eles sabem bem o que é melodia, ritmo e características do erudito e do popular”, destaca. E uma prova dessa evolução está na escolha de repertório que dá vida ao segundo disco do Cantoria, em que os cantores mirins encararam obras bastante arrojadas, cantando até mesmo em latim e francês.

 

Gravações do disco do Grupo Cantoria - 24112015 Gravações do disco que será lançado hoje no Teatro “Paulo Moura” ocorreram entre maio e agosto deste ano, no Ciecc, em Rio Preto

“Canções como ‘Au Clair De La Lune’ e ‘Dona Nobis Pacem’, que já foram executadas por corais infanto-juvenis de vários países com tradição de música coral, não eram conhecidas pelos nossos pequenos cantores. Ao incluir essas canções no disco, penso que atingimos nosso objetivo de enriquecer o repertório dos alunos que participam do projeto”, ressalta a regente, que também é coordenadora de projetos culturais da Faperp.

O repertório traz ainda trabalhos de grandes compositores brasileiros, como Rubinho do Vale (“Filhote do Filhote”), Luiz Gonzaga (“Asa Branca”), Chico Buarque (“Gente Humilde”), Vinicius de Moraes e Toquinho (“A Casa” e “O Pato”) e Heitor Villa-Lobos (“O Trenzinho do Caipira”, “Rosa Amarela” e “Na Corda da Viola”). As gravações do segundo disco do Grupo Cantoria foram realizadas, entre maio e agosto deste ano, no Complexo Integrado de Educação, Ciência e Cultura (Ciecc), com o acompanhamento do estúdio Cia. do Som.

Aprendizado para a vida

Conforme Paulo de Tarso, as aulas de canto coral vão marcar definitivamente a vida dos alunos do projeto. “Independentemente de se tornarem cantores ou não no futuro, essas crianças serão jovens e adultos com mais senso crítico, com mais consciência musical. É uma geração que sabe distinguir os diferentes estilos musicais”, comemora.

O maestro ainda ressalta a formação de valores, a disciplina e a autoestima como ganhos desses alunos. “A voz é um instrumento natural e, através do canto, é desenvolvida a memória, a concentração e a criatividade. Isso representa um diferencial para essas crianças no futuro.”

Serviço

  • Lançamento do segundo disco do Grupo Cantoria. Hoje, às 19h30, no Teatro Municipal “Paulo Moura” (Swift). Gratuito

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso