Diário da Região

16/04/2009 - 00h45min

A vez da prata da casa

Balé de Rio Preto estreia ?Alumbramentos?

A vez da prata da casa

Divulgação Bailarinos do Balé de Rio Preto durante ensaio do novo espetáculo
Bailarinos do Balé de Rio Preto durante ensaio do novo espetáculo
Em meio a tantas atrações internacionais no 6º Fórum de Dança, chegou a vez de uma companhia prata da casa dizer a que veio. Hoje à noite, o Balé de Rio Preto estreia seu novo espetáculo, ?Alumbramentos?, dentro da programação do evento. A apresentação está marcada para as 20h30, no Teatro Sesc. Antes, às 20 horas, o mesmo espaço recebe ?Los Zuecos van Hacia sus Buenos Hábitos?, da Cia. Nómada, da Espanha. ?Alumbramentos? tem a coreografia de Fernando Machado, de São Paulo, que pela primeira vez assina um trabalho fora da Capital. ?Superou minhas expectativas. Todos foram muito colaborativos e profissionais nota mil. Eles abraçaram a ideia de tocar o projeto?, diz.
A diretora Creuza Arruda, que há 21 anos está à frente do Balé de Rio Preto, desde sua fundação, afirma que o público terá a oportunidade de apreciar a vida e a obra do poeta Manuel Bandeira, sobre o qual está fundamentado todo o espetáculo, ao som da música de Loop B, músico paulistano e vanguardista que fez a trilha especialmente para este espetáculo.

?Alumbramentos? traz nove bailarinos em cena, que irão recitar os mais belos poemas do poeta, também interpretando-os através do corpo, dando uma ideia do universo poético de Bandeira, que surpreende. ?Pesquisei todo o contexto histórico dele e trouxemos isso para o espetáculo de maneira densa e aprofundada, o que o torna diferente de tudo que já se viu do poeta?, diz o coreógrafo. Conhecido em diversas partes do Brasil, o Balé de Rio Preto conta com 13 bailarinos e, fora do País, já se apresentou no Peru, na Argentina e em Cuba. Para a diretora Creuza, o fórum cobre uma lacuna que existe há muito tempo na cidade, que é o espaço de aprendizagem, reciclagem e apresentações na área da dança.

Companhia Nómada
O espetáculo solo ?Los Zuecos van Hacia sus Buenos Hábitos?, da Nómada, interpretado e dirigido pelo fundador da companhia com sede nas Ilhas Canárias, Roberto Torres, traz a colaboração do coreógrafo Daniel Abreu.
Na peça, Torres fundamenta todo o trabalho na investigação do movimento, como se fosse um motor de ação que comporta um argumento coreográfico adentrando o corpo com sua presença. O espetáculo tem como base a imagem de quadros poéticos amenos, embora com argumentos narrativos explícitos. Com momentos mais viscerais e emocionais, entremeados com outros mais fotográficos, ?Los Zuecos...? tem uma concepção mais próxima do cinema.

Na região, Fórum começa hoje
O 6º Fórum de Dança, além de ter se revelado um sucesso em Rio Preto, neste ano, também leva a marca de pioneirismo ao se expandir para Votuporanga. Hoje, têm início as apresentações de espetáculos na cidade. ?É uma conquista do fórum?, diz o organizador do evento, Marcelo Dámian Zamora, da Virtual Companhia de Dança. ?Além, é claro, de ser um orgulho para a Virtual, como realizadora do evento, pois além dos parceiros tradicionais ganhamos este ano o patrocínio da Caixa e o apoio do Governo Municipal de Votuporanga?, afirma. Ao todo, vão se apresentar de hoje até domingo, em Votuporanga, seis companhias de dança, entre nacionais e internacionais, sendo que a abertura, nesta quinta-feira, fica por conta da Companhia Shuffle, de Araraquara, que irá se apresentar na feira livre da Praça São Bento. A partir daí, pelo menos três apresentações (confira a programação ao lado) vão acontecer todos os dias em três diferentes espaços: no terminal rodoviário, na concha acústica e no Teatro Municipal daquela cidade. E isto é só o começo, de acordo com Zamora, que pretende, a partir dos próximos anos, estender a programação do fórum para outras cidades da região. ?A ideia é criar um circuito, aproveitando a vinda das companhias e amortecendo os custos de produção, como o transporte internacional, por exemplo. Com isso, quem ganha é o público?, finaliza.

VOTUPORANGA:


16 de abril, quinta-feira:

:: Espetáculo ?Ninguém vai sabê: 10 modos de Tapear?, com a Companhia Shuffle Trips (Araraquara)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso