X
X

Diário da Região

06/05/2016 - 00h00min

Janelas e Tecnologia

Bá Moreira expõe série de quadros no Vila Vidya

Janelas e Tecnologia

Mara Sousa Números binários e formas geométricas compõem a série Tecnologia, de Bá Moreira: artista teve obras selecionadas em Salão
Números binários e formas geométricas compõem a série Tecnologia, de Bá Moreira: artista teve obras selecionadas em Salão

A partir das aulas de ioga praticadas no Vila Vidya Yoga e Terapias surgiu o convite para a artista plástica Bá Moreira expor seus trabalhos neste espaço em Rio Preto. A praticante aceitou o pedido e reuniu telas produzidas nos últimos anos para apresentá-las a partir deste sábado, dia 7, para o público. Trata-se da mostra individual Janelas e Tecnologia, em que a artista une duas séries de trabalhos de seu currículo. A primeira série, denominada Janelas, faz uma referência às aberturas para o mundo.

“Apresento janelas e uma diversidade de cores que revelam as diferentes culturas que geram uma visão do mundo, em que tudo depende do ponto de vista de cada um”, explica. Já a segunda série, Tecnologia, traz um trabalho feito com números binários, que segundo a artista tornam possíveis tudo o que a gente vê na informática. “Trago essa base de números usados em programação e que a gente não vê. Trago isso para a pintura, que á algo arcaico. Faço uma mistura.”

A mostra reúne cerca de 20 telas e uma instalação, que é um monitor onde estão escritos os números binários, com um Buda olhando para o equipamento. Uma das telas traz iluminação de led. Os trabalhos têm tamanhos e formatos diversos e foram produzidos com técnica mista. Bá utiliza materiais diversos como tinta óleo e acrílica, vidro, jeans, areia e massa acrílica, além de caixas de embalagens. “Gosto de criar obras com novos e diferentes materiais.”

A mostra ficará em cartaz apenas no sábado no espaço, local onde funcionou antigamente a loja Arte de Origem. No entanto, o prazo para a visitação poderá se estendido. O visitante verá obras que foram produzidas de 2006 até hoje. “A minha expectativa é passar um pouco da arte para as pessoas, que é algo que me faz muito bem. Quero passar um pouco da minha experiência e do meu contato com as telas e pincéis.”

Bá Moreira conta que sempre gostou de pintar. Quando crianças, desenhava nas pranchas de natação da família. Na adolescência, ela viajou para os Estados Unidos para estudar e lá ganhou seu primeiro prêmio de artes e nunca mais parou. Bá já fez pós-graduação em filosofia da arte contemporânea na Fundação Joan Miró, em Barcelona, e curso de processo criativo com o professor Charles Watson, no Parque Lage, no Rio de Janeiro. Em agosto, ela desembarca em Paris para fazer uma nova atividade formativa de artes plásticas.

Formada em publicidade, ela gosta de produzir suas obras ao ar livre, no quintal da sua casa. Em 2012, a artista participou de uma mostra coletiva, onde dividiu o espaço com artistas como Araguaí Garcia e Eliara Bevilacqua. A mostra foi feita paralelamente ao lançamento do livro Nina e Rosário, de Aguinaldo Gonçalves. Na ocasião, os artistas apresentaram diferentes leituras plásticas sobre o texto, a partir de diferentes estilos e técnicas. Ela também teve obras selecionadas em dois Salões de Artes Plásticas de Rio Preto, em que recebeu menções honrosas.

Serviço

  • Janelas e Tecnologia, exposição da artista plástica Bá Moreira. Sábado, a partir das 16 horas, no Vila Vidya Yoga e Terapias (Rua Valêncio José Barbosa, 2.063)

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso