X
X

Diário da Região

06/09/2015 - 00h00min

Com o peso da fama nas costas

Autor na mira da audiência com “A Regra do Jogo”

Com o peso da fama nas costas

TV Globo/Divulgação
"Não sei se há uma onda de conservadorismo, sei que o público gosta de uma boa história, diz João Emanuel Carneiro, que há dois anos escreve “A Regra do Jogo”

Um dos primeiros trabalhos do autor de "A Regra do Jogo", João Emanuel Carneiro, fez sucesso em todo país. Foi o filme "Central do Brasil", em 1998, que ele roteirizou, ao lado de Marcos Bernstein. Dois anos depois, estreava na TV com uma minissérie também bem-sucedida, "A Muralha". De lá para cá, o novelista foi ganhando fama e acabou sendo enaltecido no lançamento da atual novela das nove da Globo graças ao sucesso que "Avenida Brasil" (2012) teve.

"Não tem fórmula, fazer novela não é algo matemático", diz João Emanuel Carneiro. Para ele, escrever um folhetim para o horário nobre é uma responsabilidade imensa, que exige dedicação e ousadia. Mas também há o medo. "O único jeito é fazer o melhor possível, mais que isso não dá para fazer. É sempre uma responsabilidade enorme escrever uma novela para 40 milhões de pessoas, mas estou tranquilo", comenta.

"A Regra do Jogo" criou grande expectativa justamente pelo fato de o último trabalho do autor ser considerado um fenômeno pela crítica, o que colocou a "grife João Emanuel Carneiro" no patamar de astro. Tímido, ele não faz a linha que elogia o próprio trabalho, chama as tramas da novela de "brincadeiras" e ainda se esquiva de dar sua opinião sobre a onda de conservadorismo que teria feito a audiência de "Babilônia" cair.

"Não sei se há uma onda de conservadorismo, sei que o público gosta sempre de uma boa história", fala João Emanuel, que está escrevendo "A Regra do Jogo" há mais de dois anos. Ele explica que seu processo para criar um folhetim é longo e vai amadurecendo aos poucos. "O pessoal acha que a gente vai escrevendo na hora que entra no ar, mas não é. Minha brincadeira é ao contrário, é uma obra semiaberta. Passei um ano fazendo a sinopse e um ano fazendo capítulos, escrevendo com um pouco mais de calma". Duas semanas antes de a novela entrar no ar, o elenco já havia recebido os primeiros 20 capítulos.

Anjo mau

Entre as grandes novidades de sua nova obra, está o fato de ser a primeira novela "masculina" do autor, com o protagonista Romero Rômulo oscilando entre anjo e demônio. O autor revela que a ideia de fazer o personagem, um anti-herói, nasceu a partir de um pedido de sua mãe, mulher muito católica. "Ela queria que eu fizesse uma novela sobre um santo. E a discussão vai ser justamente essa, se o Romero Rômulo é ou não um santo."

Com a bola toda

Se a temática da novela está agradando ou não o público, a resposta virá aos poucos, com a repercussão da história e a audiência. Porém, é difícil achar um ator do elenco que não se entusiasme com o enredo. "O que tem de especial nessa novela é uma qualidade de texto rara. Estamos diante, talvez, do melhor de todos, que é o João Emanuel Carneiro. Por quê? Não sei. Não sei quais são suas referências, o que ele assiste, o que ele lê. 

O que sei é o que ele escreve", dispara Cássia Kis. Tony Ramos, o Zé Maria, afirma que o enredo de "A Regra do Jogo" tem vários momentos de dúvida, como tem de ser uma boa novela. "O texto dele é uma delícia. Desde 'Avenida Brasil', o João Emanuel disse que me queria em uma novela. Nesses 51 anos de televisão que tenho, posso dizer qual é a minha impressão lendo os capítulos, e adianto que sei que essa história é uma barbaridade", comenta o veterano. 

 

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso