X

Diário da Região

28/12/2013 - 01h50min

Nas paredes e nos corpos

Atriz e artista plástico são referências do vídeo mapping

Nas paredes e nos corpos

Pierre Duarte Luciana Ramin e Gabriel Netto na linha férrea do Jardim Conceição: dupla levou arte para moradores que, há um mês, viveram o terror em acidente que matou oito pessoas na cidade
Luciana Ramin e Gabriel Netto na linha férrea do Jardim Conceição: dupla levou arte para moradores que, há um mês, viveram o terror em acidente que matou oito pessoas na cidade

A atriz e diretora rio-pretense Luciana Ramin e o artista plástico e programador visual espanhol Gabriel Netto integram o seleto time de artistas que produzem trabalhos de video mapping no Brasil. Eles são fundadores do agrupamento Andar 7, criado em 2008, em São Paulo, com a proposta de unir várias linguagens artísticas no diálogo entre ficção e realidade.


O video mapping (ou mapeamento de vídeo) é a projeção de um vídeo sobre superfícies irregulares de grandes dimensões, como a fachada de um prédio ou um monumento arquitetônico. No entanto, as criações do Andar 7 agregam novos significados ao video mapping.


"Classificamos nossos trabalhos como performances porque acrescentamos outros elementos à técnica do mapeamento de vídeo, como a encenação teatral, a exibição em tempo real e a interação com a plateia por meio de sensores de movimento", explica Luciana, que deixou Rio Preto em 2006 para estudar ciências sociais em São Paulo.


O primeiro trabalho do Andar 7, a vídeo-instalação "Compartimento: Módulo 1", que reflete sobre a relação da cidade com a sua arquitetura, foi exibido na fachada de prédios abandonados na capital paulista. A vídeo-instalação também veio para o Festival Internacional de Teatro (FIT), em 2009, sendo uma das atrações do Não-Lugar, além de ser exibida em Bogotá, na Colômbia, e em um festival de vídeo-arte na Itália.


No Andar 7, muitas criações são feitas de forma colaborativa, ou seja, contam com a parceria de outros artistas. "Conforme o perfil de cada projeto, novos artistas e profissionais são agregados ao trabalho. Mantemos um diálogo com praticamente todos os artistas que atuam com video mapping no Brasil", comenta a atriz e diretora.


Para Netto, o video mapping é uma das formas mais contemporâneas de democratização do cinema. "É a história do cinema escrita fora do cinema, promovendo o diálogo da imagem com a cidade", enfatiza.


Das paredes para os corpos, as projeções do Andar 7 buscam a interação permanente com o público. Um dos exemplos foi uma vídeo-instalação apresentada em 2012, no saguão do Teatro de Goiânia (GO), explorando o universo dramatúrgico de Nelson Rodrigues. Em contato com a obra, a pessoa selecionava qual aspecto do legado rodriguiano gostaria de acessar a partir de uma projeção feita na silhueta de seu corpo.


A convergência de linguagens híbridas também faz parte do mais recente trabalho do Andar 7, cuja pesquisa foi compartilhada com o público na última edição da mostra Satyrianas, em novembro, em São Paulo. No espetáculo "Iracema via Iracema", Luciana ficou confinada em um ônibus por 48 horas initerruptas para apresentar a vida de uma ex-trabalhadora rural e ex-viciada em crack.


Exibição em local de tragédia com trem


A atriz e diretora Luciana Ramin viveu sua infância e adolescência no Jardim Conceição, em Rio Preto, em uma casa próxima à linha férrea que corta a cidade. No final de novembro, em São Paulo, ela foi surpreendida pela notícia do descarrilamento de um trem que ocasionou a morte de oito pessoas no bairro onde morou.


Em Rio Preto para as festas de final de ano com a família, Luciana, ao lado de Gabriel, mobilizou a vizinhança na noite de Natal, na quarta-feira, para realizar a projeção de vídeos ao ar livre. "Quisemos proporcionar um pouco de alegria para pessoas que passaram por momentos bem difícieis", diz.


Um vizinho emprestou um tecido branco, outro concedeu um ponto de energia elétrica e, pronto, o cinema foi montado e a plateia assistiu a vários curtas de animação, além de "O Sacrifício de Julia Fake", curta de autoria de Luciana e Gabriel.


Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso