X
X

Diário da Região

20/08/2016 - 00h00min

ESSA ARTE É FOGO

Artista visual Marcelo Bonilha explora a pirogravura

ESSA ARTE É FOGO

NULL Artista visual rio-pretense Marcelo Bonilha, 30 anos, está com exposição de pirogravuras montada no espaço cultural independente Casa das Janelas: “É um trabalho todo artesanal”
Artista visual rio-pretense Marcelo Bonilha, 30 anos, está com exposição de pirogravuras montada no espaço cultural independente Casa das Janelas: “É um trabalho todo artesanal”

Considerada uma das primeiras manifestações artísticas da humanidade, por estar ligada diretamente à descoberta do fogo, a pirografia vem sendo explorada com sucesso pelo artista visual Marcelo Bonilha, 30 anos, de Rio Preto.

Usando a madeira e o couro como plataforma de criação, Bonilha dá vida a retratos de um realismo visual impressionante. Um resultado que beira o hiper-realismo.

O artista desenha desde a infância, recorrendo a técnicas como o grafito, o carvão, a caneta e o pastel. Seu contato com o universo das pirogravuras deu-se há cerca de dois anos, quando ele se aventurou no domínio do pirógrafo, uma espécie de caneta metálica que é aquecida para ‘queimar’ o couro ou a madeira.

“É uma técnica em que não é permitido errar. Começo pelos tons mais claros, partindo posteriormente para os mais escuros. Há recursos para acabamento da obra, como lixas e pontas metálicas mais finas, geralmente usadas para dar reflexo”, explica o rio-pretense.

Bonilha dominou a técnica da pirografia por meio de vídeos na internet e, claro, com muita prática.

1VIDAE_WEB Bonilha também aplica a técnica de pirogravura em caixas de madeira de tamanhos variados, que recebem desenhos em sua superfície

“É um trabalho totalmente artesanal. Se pegar firme em uma peça, levo de duas a três semanas para concluí-la”, comenta o artista.

Algumas das pirogravuras de Bonilha estão expostas no espaço cultural independente Casa das Janelas, comandado pelo poeta Ubirathan do Brasil. “Já desenvolvi vários trabalhos de ilustração para o jornal literário Elefante de Menta, uma iniciativa do Ubirathan”, informa o pirogravurador.

Os retratos predominam nas criações de Bonilha, que reverencia figuras como o psicanalista Sigmund Freud e os cantores e compositores Jorge Mautner e Itamar Assumpção. “O que mais faço são os retratos. Quando são coisas mais rápidas, recorro mesmo ao carvão”, diz.

O acervo de Bonilha também conta com caixas de madeira de tamanhos variados, que receberam desenhos em sua superfície por meio da técnica da pirogravura.

O rio-pretense traz ainda em seu currículo ilustrações feitas para as capas de dois livros do escritor Kleber Félix: Fantasmas Não Respeitam Geografia e Num Dá Pra Apagar os Riscos Dum Disco Riscado.

Apaixonado pelo desenho tradicional, Bonilha já fez curso de pintura na Casa de Cultura Dinorath do Valle, onde também participou de exposições coletivas, além de uma oficina no Senac São Paulo.

“Fui desenvolvendo a minha arte na prática, experimentando, arriscando e criando. Já participei de exposições coletivas, mas não com as minhas pirogravuras. É um trabalho que faço mais para os amigos”, declara o artista, que não descarta a possibilidade de uma mostra individual de pirogravuras no futuro.

1VIDAC_WEB Bonilha também aplica a técnica de pirogravura em caixas de madeira de tamanhos variados, que recebem desenhos em sua superfície

Entenda

Pirografia é a arte de desenhar sobre uma superfície de madeira ou couro com uma ponta incandescente ou uma chama fina

A palavra pirografia é de origem grega e significa ‘escrita+fogo’

A pirografia é considerada uma das primeiras manifestações artísticas, pois a humanidade descobriu o fogo há mais ou menos dez mil anos

A grande revolução dessa arte ocorreu na Idade dos Metais, período sucessor da Idade da Pedra, quando o homem dominou a criação de ferramentas metálicas

O advento da eletricidade facilitou o trabalho do pirogravurador. Os primeiros ferros de soldar elétricos foram utilizados com sucesso na pirografia. Em 1916, houve a primeira patente para a Hot Point Pen (caneta de ponta quente)

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso