X
X

Diário da Região

26/07/2016 - 00h00min

ALTA PERFORMANCE

Artista rio-pretense Alex D’arc vira referência na arte performática

ALTA PERFORMANCE

Johnny Torres Alex D’arc, no centro. Artista começou como Latoya Black, uma drag queen criada por ele, animando festas, e acumulou experiências no teatro e na dança até dar novo rumo à carreira, na área da performance de entretenimento. “Tudo que sonhei foi realizado. E hoje tenho mais gente sonhando comigo”, diz.
Alex D’arc, no centro. Artista começou como Latoya Black, uma drag queen criada por ele, animando festas, e acumulou experiências no teatro e na dança até dar novo rumo à carreira, na área da performance de entretenimento. “Tudo que sonhei foi realizado. E hoje tenho mais gente sonhando comigo”, diz.

Quase dez anos se passaram desde que Alex D’arc mergulhou de corpo e alma no universo do entretenimento, lançando mão das oportunidades artísticas que teve em Rio Preto para dar vida a um projeto único e pioneiro.

Hoje, aos 36 anos de idade, comandando uma equipe de 60 pessoas, entre performers e outros profissionais, ele renova seus sonhos no ofício de dar vida aos sonhos das pessoas, levando fantasia e lirismo aos mais diferentes tipos de eventos.

“Tudo que sonhei foi realizado. E, hoje, tenho mais gente sonhando comigo. Sonhando em estar entre as maiores referências de entretenimento do cenário nacional”, comenta D’arc em entrevista concedida ao Diário para falar sobre a nova fase de sua empresa, que passa a se chamar AD For Fun.

A nova etapa nasce impulsionada pela visibilidade que D’Arc e sua trupe conquistaram na mídia nacional nos últimos anos, como trabalhos feitos para as escolas de samba paulistanas Rosas de Ouro e Tom Maior e performances em quadros do programa Domingão do Faustão, da Globo.

“Queremos crescer mais. Por isso, precisávamos de um nome mais direto para identificar nosso trabalho artístico. Criamos uma identidade própria e abrimos caminho para muitos outros artistas e projetos semelhantes em Rio Preto. É hora de ir mais longe”, diz.

Latoya Black

Instintivo e apaixonado pela criação, Alex D’arc iniciou sua trajetória empreendedora no mundo do entretenimento na pele de Latoya Black, drag queen concebida por ele depois de ter acumulado experiências com o teatro e a dança em Rio Preto.

“Como Latoya Black, fiz muitas formaturas, festas de casamento e aniversários de 15 anos antes de ir para uma casa noturna gay. Por conta desse trabalho, fui convidado pelo Fabinho Faria para atuar nos carnavais do Automóvel Clube. Tudo evoluiu de forma muito rápida, e comecei a criar coreografias para os shows, envolvendo outros artistas que eram meus amigos. Eu achava que seria drag para sempre. Não fazia ideia que teria uma empresa um dia”, conta.

D’arc montou-se de drag queen pela primeira vez numa festa à fantasia da escola de teatro Persona, dirigida por Walter Máximo, que deu uma bolsa de estudos para o garoto cheio de entusiasmo que ele conheceu ao montar uma peça com os assistidos do Serviço Social São Judas Tadeu.

“Era uma peça sobre meio ambiente, e foi nela que descobri que queria ser artista. O Walter (Máximo) meu deu a primeira oportunidade. Depois, fui convidado pelo Ricardo Matioli para integrar a peça A Maravilhosa História do Sapo Taro Bequê”, relembra.

A dança surgiu em seu caminho por meio do diretor Eduardo Catanozi, que o convidou para o Grupo Terra, comandado por Andrea Capelli, depois de ver uma apresentação dele como drag queen.

“Cada experiência dessas fez a arte aflorar em mim, me fez descobrir as possibilidades de expressão do meu corpo. E eu compartilho minha experiência na formação de inúmeros artistas que hoje integram a minha equipe”, reforça o artista.

A AD Produções Artísticas, como sua empresa se chamou até o início deste ano, nasceu a partir do convite de uma cliente para conceber uma performance artística em um evento em São Paulo.

“Eu já tinha bailarinos e atores trabalhando comigo. Ensaiávamos em um espaço da Swift, concedido pelo Pedro Ganga, que era secretário de Cultura na época. Algumas dessas pessoas estão comigo até hoje”, comemora.

Para o rio-pretense, o momento é de transformação e expansão, de repensar sua identidade e buscar novas e inspiradoras criações.

Nova sede será lançada em setembro

Já que o momento é de renovação, Alex D’arc vai iniciar a fase AD For Fun de sua equipe em uma nova sede, que será inaugurada em setembro, no bairro Mansur Daud.

Além de abrigar todo o acervo e os ensaios da trupe de entretenimento, a nova sede também vai oferecer cursos e oficinas nas áreas de teatro, dança e circo.

“Frequentemente somos procurados por pessoas que querem fazer aula com uma finalidade recreativa, sem pretensões de se tornar um profissional. Na nova sede, vamos oferecer a oportunidade das pessoas viverem essa experiência”, explica o rio-pretense.

No campo profissional, a equipe mantém um aprimoramento constante. “Sempre oferecemos formação gratuita para os integrantes da equipe. São pessoas que foram selecionadas em audição. Também há os que vieram por indicação e aqueles que estão desde o início da trajetória”, sinaliza.

A audição da AD For Fun é realizada uma vez por ano, e o processo de formação é feito em dois níveis.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso