X
X

Diário da Região

21/10/2014 - 01h45min

Arte

Artista plástica expõe série romântica até o fim do mês

Arte

Johnny Torres Séries com pessoas se beijando dão a tônica da pesquisa atual de Edna Stradiotto. Paulistana mudou-se para Rio Preto em 2009
Séries com pessoas se beijando dão a tônica da pesquisa atual de Edna Stradiotto. Paulistana mudou-se para Rio Preto em 2009

A artista plástica Edna Stradioto apresenta sua primeira exposição individual, batizada de "Romance", até o dia 30, no Estaço Cultural do Shopping Iguatemi, em Rio Preto. A visitação é gratuita. A mostra traz 16 trabalhos inéditos, em técnica mista, tendo como base a aquarela. Há pinturas em que a artista utiliza junto com a aquarela o nanquim e a tinta acrílica. Estão expostos trabalhos de três séries distintas, todas com o tema amor, mostrado por meio de pinturas de casais românticos se beijando, segundo Edna.


"Descobri que são poucas as pessoas que pintam casais em situações românticas. Como gosto de fazer retratos, comecei no ano passado uma série de beijos retratando casais", conta a artista plástica.Há obras de uma série que traz beijos "de cabeça para baixo", de outra com carga mais sensual, e de uma terceira, com casais mitológicos, entre os quais Perseu e Andrômeda, Ariadne e Teseu e Afrodite e Adônis. Autodidata, Edna é paulistana, e mudou-se com a família em 2009 para Rio Preto em busca de maior qualidade de vida.


Ela, que sempre atuou na área financeira, conta que desde 2012 passou a se dedicar exclusivamente à pintura. "Sempre gostei de desenhar e pintar, mas não levava a sério. Aos 17 anos, passei uma temporada em Paris, e me apaixonei por Monet (1840-1926) e pelo impressionismo. Quando voltei, fiz curso de aquarela e de desenho, mas acabei seguindo pela carreira na área financeira. Depois que mudei para Rio Preto, voltei a pintar, e decidi me focar na arte."


Durante a exposição, Edna fará pintura ao vivo em determinadas datas, durante o período da tarde. Nesta semana, será na quinta-feira, na sexta e no sábado. Na próxima semana, na segunda e na quarta-feira. No dia do encerramento, haverá apresentação da cantora Samara Bueno, às 19h30. "Antes mesmo de desenhar, eu pesquiso por semanas a minha nova série de pinturas, pois eu trabalho sempre com pinturas em série, normalmente com dez obras cada uma.


Por trás desse trabalho de pesquisa, há uma busca por um tema que converse comigo e com minhas ideologias. O novo tema tem que me despertar a vontade de superação daquilo que já produzi artisticamente", afirma Edna. Depois da seleção do tema, ela explica que faz um 'brainstorming' para definir como vai retratá-lo em suas aquarelas. "Então, seleciono os papéis (gramatura, tamanho, matéria-prima), depois faço a seleção da paleta de cores, e começo a fazer todos os desenhos daquela série. Somente depois desse trabalho todo é que começo a pintar."


A mostra individual no Iguatemi é resultado de um projeto do Núcleo de Cultura da Acirp, em parceria com o centro de compras. Na primeira etapa, 18 artistas participaram da mostra coletiva "A Musicalidade na Arte", no mesmo espaço. As obras foram leiloadas, e o valor arrecadado (R$ 21,5 mil), destinado à Camerata Jovem Beethoven, que fez uma série de apresentações gratuitas. Já os artistas plásticos que colaboraram com o leilão fazem exposições individuais no local até dezembro.


Além da exposição no Iguatemi, Edna também produziu obras para uma mostra individual chamada "Eu Sou Mosaico", exibida ontem no campus da Unesp, no lançamento da revista Mosaico, de artigos científicos na área de Letras. A mostra volta nos dias 3, 4 e 5 de novembro, no mesmo local. Nos trabalhos, Edna faz referências à expressões linguísticas usadas no curso de Letras, por meio de retratos. A exposição conta com 12 obras, sendo que há duas com temas florais. No momento, a artista também trabalha na ilustração de um livro infantil, assinado pelo artista plástico Jocelino Soares, que deve ser publicado em breve.


Serviço


Romance. Exposição de Edna Stradioto, até o dia 30, no Espaço Cultural do Iguatemi, em Rio Preto. Informações: (17) 99635-0571.





Clique aqui e confira a programação de Eventos & Shows




>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso