X
X

Diário da Região

03/05/2016 - 00h00min

MESAS DE RETALHOS

Artista mergulha no universo das peças coloridas

MESAS DE RETALHOS

Mara Sousa Conhecida por projetos e intervenções ligados à arte contemporânea, Cristiana de Freitas investe em mosaicos, tipo de arte muito usado no império bizantino e que consiste em juntar cacos de materiais diversos, como pedras, ladrilhos e pastilhas de vidro
Conhecida por projetos e intervenções ligados à arte contemporânea, Cristiana de Freitas investe em mosaicos, tipo de arte muito usado no império bizantino e que consiste em juntar cacos de materiais diversos, como pedras, ladrilhos e pastilhas de vidro

Antoni Gaudí foi um dos maiores representantes do modernismo e da arquitetura gótica na Espanha e uma inspiração da artista plástica rio-pretense Cristiana de Freitas. Na sua última viagem a Barcelona, Cristiana ficou maravilhada com uma obra do artista, um mosaico, e resolveu que, na volta a Rio Preto, mergulharia no universo das pequenas peças coloridas, que conta com um processo de criação bastante trabalhoso e pesado, na avaliação dela.

O resultado pode ser visto a partir de hoje em um dos corredores do Riopreto Shopping. Cristiana apresenta a exposição Mesas de Retalhos, que traz 14 peças produzidas nos últimos dois meses com materiais como concreto para fazer a base, e azulejo, vidrotil, vidro e pedras para fazer o mosaico, em tamanhos variados, que vão de 30 centímetros até 1,40 metro de diâmetro. Cada peça apresenta um desenho abstrato. “Cada visitante vai enxergar um conteúdo. Não tem nada figurativo”, afirma Cristina. A mostra segue aberta para visitação até o dia 12 de maio.

A artista explica que o mosaico é uma arte antiga muito usada no império bizantino e consiste em juntar cacos (tessetas) que podem ser de materiais diversos, como pedras, ladrilhos e pastilhas de vidro. O método de construção do mosaico não sofreu alterações significativas ao longo dos séculos e, apesar de ser uma antiga forma de arte, aguentou o teste do tempo e tem uma crescente popularidade como processo artesanal versátil e contemporâneo.

Esta não é a primeira vez que Cristiana produz mosaico. “Quando penso em arte, penso em todas as possibilidades existentes no mundo. Sou uma artista que não faz um técnica específica e gosto da ideia de juntar pedaços. A nova mostra traz este meu perfil”, afirma Cristiana. As peças, que estarão à venda, poderão ser utilizadas como mesa ou para decorar no jardim ou uma parede.

A artista afirma que a exposição é uma continuação da mostra Preciosidades da Minha Vida, em que ela interagiu com pintura e objetos de infância, numa técnica conhecida como assemblage. A exposição reuniu gavetas dispostas na parede como pequenas vitrines, com vários objetos e peças. Outra exposição que, segundo a artista, também evidencia as pequenas peças é a intervenção urbana Caminho da Saudade, que consistiu na distribuição de mãos de gesso pintadas de cor de rosa em diferentes lugares de Rio Preto.

A nova exposição marca também uma nova fase da artista, que há um ano montou um ateliê na rua Imperial, em Rio Preto. Antes, ela dividia um espaço de arte com a irmã, a também artista plástica Thais de Freitas. Paralelamente à produção de novas obras, Cristiana está dando aulas de desenho, gravura, pintura, cerâmica, mosaico e especialização artística para crianças no novo ateliê.

Formou em 2000 pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba, Cristiana de Freitas trabalha com arte desde 1993, quando começou a fazer exposições. Uma das iniciativas de maior sucesso da artista em Rio Preto é o projeto Arte na Garagem, que tem como vocação levar as artes visuais a espaços não direcionados originalmente para essa finalidade. Na última edição, o evento ocupou um imóvel disponível para venda ou aluguel na rua Rio Preto, na Redentora.

Fora de Rio Preto, Cristiana já levou suas obras para São Paulo, por exemplo, onde realizou a mostra individual Passagens & Intercessões, por exemplo, no espaço Cultural Conjunto Nacional. Também expôs na Anjos Art Gallery, galeria que busca promover o intercâmbio de artistas brasileiros com os principais circuitos das artes.

Serviço

  • Mesas de Retalhos, exposição da artista plástica Cristiana de Freitas. Até dia 12 de maio, no Riopreto Shopping Center. Gratuito. Informações: (17) 3216-9844

Oficinas de artesanato vão até dia 30 de maio

Paralelamente à exposição de Cristiana de Freitas, o Riopreto Shopping promove o evento Colcha de Retalhos, projeto que vai agregar várias atividades na programação cultural de maio do centro de compras. Além das palestras, que estão sendo realizadas às segundas-feiras, às 20 horas, no Lounge do Starbucks, o shopping vai contar com uma grade de oficinas de artesanato, a partir das 19 horas. Após a palestra, haverá ainda oficinas de maquiagem. 

Ontem, por exemplo, a artesã Susana Maia promoveu uma oficina que ensinou a produzir uma pasta de documentos com técnica de envelhecimento, falso couro e stencil em relevo. Na próxima segunda-feira, dia 9, a artista e professora Simone Hernandes vai ensinar os participantes a fazer cabides customizados. Já no dia 16, a artesã volta para ensinar como fazer um quadro decorativo com Espírito Santo. 

No dia 23, está programada uma oficina de artesanato de aromatizadores e sais de banho com a artesã Renata Félix. Já no dia 30 de maio, será realizada a oficina de bandeja e xícara customizada, novamente com Susana Maia, que usará a técnica de tintura acetinada com aplicação de pérolas e customização de xícara em porcelana.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso