X
X

Diário da Região

25/11/2016 - 10h59min

MEMÓRIAS AFETIVAS

Exposição sobre cultura do café é contemplada pelo ProAC

MEMÓRIAS AFETIVAS

Reprodução Uma das imagens que integram a exposição sobre a cultura cafeeira na região
Uma das imagens que integram a exposição sobre a cultura cafeeira na região

A expansão das lavouras de café pelo interior paulista, entre as décadas de 1920 e 1960, foi decisiva na formação de inúmeras cidades. E essa história é contada na exposição Memórias Afetivas e a Cultura do Café na 8ª Região Administrativa de São José do Rio Preto, que foi contemplada com um fomento de R$ 30 mil do edital de difusão de acervos museológicos do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura.

A exposição foi concebida por Cintia Cristiane Faria, Cibeli Moretti e Evandro Junior Ferreira da Silva, de Votuporanga. Eles já haviam realizado juntos duas exposições a respeito da Estrada Boiadeira. A primeira, compreendeu o percurso entre Rubineia e Tanabi, e a segunda, entre Tanabi e Barretos.

"A exposição é composta por 16 paineis, que trazem imagens e informações históricas sobre o desenvolvimento da cultura do café em nossa região. Há dados econômicos, além de histórias de pessoas que vieram morar na região por conta do café" explica, Silva.

O objetivo da exposição é mostrar a relação da cultura cafeeira, seu modo de plantio, produção, beneficiamento e comercialização por meio de seus vestígios, que hoje são encontrados em fazendas, vilarejos e museus da região de Rio Preto. 

Outro ponto destacado é o retrato dinâmico sobre a paisagem natural e as memórias afetivas relacionadas à cultura do café, interligadas pelos processos de aculturação trazidos dos Estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais durante décadas por famílias ou empresas que por aqui se instalaram.

Com o fomento do ProAC, a exposição circulará pelas cidades de Tabapuã, Bady Bassitt, Monte Aprazível, Zacarias, Fernandópolis, Votuporanga, São João das Duas Pontes, Rubinéia e Catanduva.

Em Votuporanga, uma espécie de prévia da exposição terá início no dia 1º de dezembro, quinta-feira, no Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso