X
X

Diário da Região

20/11/2015 - 00h00min

Educação

Alunos participam de documentário

Educação

Guilherme Baffi Coopen foi escolhida pela equipe de produção pela discussão que promove de temas como questões de gênero e preconceito
Coopen foi escolhida pela equipe de produção pela discussão que promove de temas como questões de gênero e preconceito

A Coopen, de Rio Preto, é a única escola do País que integra o documentário "Precisamos Falar com os Homens - Uma Jornada pela Igualdade de Gênero", que está sendo produzido pela ONU Mulheres em parceria com o site Papo de Homem. O documentário, previsto para ser lançado em abril de 2016, tem como proposta identificar a origem dos estereótipos masculinos mais nocivos no processo de construção de uma sociedade pautada pela igualdade de gênero.

O convite para a participação no filme veio do editor-chefe do site, Guilherme Valadares, que conheceu o processo de educação para formação social realizado pela Coopen. Dois textos publicados pelo site foram usados nas discussões que a escola promove com alunos do 8º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio, em torno de temas como questões de gênero, sexo, violência, violação de direitos e preconceito.

"É óbvio que a escola tem uma papel muito importante na formação de cidadãos que respeitem a igualdade de gêneros", destaca Valadares, que esteve na Coopen juntamente com os diretores do documentário, Luiza de Castro e Ian Leite, para gravar depoimentos de professores e alunos. As gravações foram feitas nesta quarta e quinta-feira.

"Estivemos no Recife e no Rio de Janeiro, onde conhecemos instituições que desenvolvem trabalhos incríveis nesse segmento. Mas isso não é mostrado. O documentário busca alavancar a discussão, tornar o assunto mais didático para as pessoas", explica Luiza. "O discurso do filme não tem um tom acusatório sobre os homens. Até porque ninguém vai ser livre sozinho", completa Leite. 

Ou seja, se os homens fazem parte dos problemas que envolvem as mulheres na atualidade, eles também têm de ser parte da solução. As discussões sobre as questões de gênero tiveram início na Coopen depois que a estudante Izabella Ferreira, 13 anos, sofreu assédio nas redes sociais, procurando ajuda dos professores. "A escola é um espaço de convivência marcado pela diferença. 

E o convívio com a diferença é a base para a construção da moral, do psicológico e do comportamento do jovem", destaca a orientadora educacional Ettiene Janiake, que comanda as discussões da Coopen com a professora de redação Thaísa Person. Com o slogan "É tempo de homens possíveis", o site Papo de Homem foi criado em 2006, com a proposta de buscar outras possibilidades para refletir sobre identidade de gênero, sexo, orientação sexual, entre outros temas. Atualmente, a página conta com cerca de 700 autores voluntários de todo o Brasil. O endereço é www.papodehomem.com.br.

 

 

 

>> Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso