X
X

Diário da Região

22/03/2016 - 11h48min

LÍNGUA PORTUGUESA

Aliança busca empresas para reconstruir museu

LÍNGUA PORTUGUESA

Reprodução Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi atingido por incêndio em dezembro de 2015
Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, foi atingido por incêndio em dezembro de 2015

O Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho deram início nesta segunda-feira, 21, a uma articulação junto à iniciativa privada com o objetivo de formar uma aliança solidária para apoiar a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, atingido por um incêndio em 21 de dezembro de 2015.

Em reunião no Palácio dos Bandeirantes com a presença do governador Geraldo Alckmin, foram apresentados às lideranças empresariais presentes os desafios para a reconstrução e restauro das áreas afetadas pelo incêndio, contemplando atualizações da concepção curatorial, expográfica e do projeto de acessibilidade. Neste sentido, além dos recursos provenientes da indenização do seguro, é fundamental o apoio da iniciativa privada.
 
"Além da recuperação de todo o espaço, nós fizemos um estudo de modernização da parte museológica e estamos trabalhando para buscar recursos via Lei Rouanet. O museu possuía seguro, mas é evidente que todo o restauro mais a modernização têm um valor maior que o seguro. Nossa palavra aqui é de busca de parceiros para que a gente possa recuperar esse acervo importante para a cidade de São Paulo e com significado para todos os países de língua portuguesa", explicou o governador.  
 
A primeira contribuição da aliança pela reconstrução do Museu da Língua Portuguesa será feita pelo Grupo Globo, no valor de R$ 10 milhões em dois exercícios. A meta é que, ao longo dos próximos meses, outras empresas apoiem essa ação solidária, com o objetivo de reinaugurar o museu no menor prazo possível. 

Durante a reunião, foi anunciada também uma parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Granito & Partners, para contribuir com a construção do modelo de aliança para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa.
 
Ações emergenciais

Em janeiro de 2016, foi firmado convênio entre a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, a Fundação Roberto Marinho e a organização social ID Brasil, com o objetivo de reconstruir o Museu da Língua Portuguesa.
  
Quarenta e oito horas após o incêndio foram iniciadas as ações emergenciais na Estação da Luz e no Museu da Língua Portuguesa, com o objetivo de preparar o conjunto arquitetônico para os trabalhos de restauro e recuperação. Neste momento, está sendo implantada uma sobrecobertura e as lajes estão sendo impermeabilizadas.   
  
Também estão em andamento as negociações com a seguradora do museu para definir o valor final da indenização, assim como a adaptação do projeto, tomando como base o original desenvolvido pelo escritório do arquiteto Paulo Mendes da Rocha para o restauro anterior, finalizado em 2006.

Visando à atualização do projeto museológico, a Secretaria da Cultura do Estado fará um seminário nos próximos meses para reunir especialistas em torno do tema.

Histórico

O Museu da Língua Portuguesa foi inaugurado em março de 2006 no histórico prédio da Estação da Luz, a partir de uma proposta inovadora da apresentação do idioma como patrimônio imaterial dos povos lusófanos. 

Já naquela época, o projeto foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho. Desde então, recebeu mais de 4 milhões de visitantes, sendo 400 mil estudantes, atraídos por um projeto museológico pioneiro no uso da tecnologia e interatividade.
 
Em 21 de dezembro de 2015, o Museu foi destruído por um incêndio.  Imediatamente, chegaram à Secretaria da Cultura mensagens de solidariedade vindas de todo o mundo, comprovando o espaço que ele ocupava no imaginário dos falantes do Português.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso