X
X

Diário da Região

25/01/2016 - 10h43min

ARTES PLÁSTICAS

Abertas as inscrições para Bienal Naïfs do Brasil

ARTES PLÁSTICAS

Hamilton Pavan/Arquivo Premiado pintor Edgard Di Oliveira foi um dos três rio-pretenses que participaram da Bienal de 2014, ao lado de Olinda Silva e Orlando Fuzinelli
Premiado pintor Edgard Di Oliveira foi um dos três rio-pretenses que participaram da Bienal de 2014, ao lado de Olinda Silva e Orlando Fuzinelli

A partir desta terça-feira (26/1), até 22 de março, estão abertas as inscrições para a décima terceira edição da Bienal Naïfs do Brasil, evento cultural realizado pelo Sesc São Paulo, na unidade de Piracicaba.

Podem inscrever-se artistas de arte naïf que representam a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular de todas as regiões do Brasil.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente por meio do regulamento da Bienal Naïfs do Brasil obtido na unidade de Piracicaba ou pelo link https://bit.ly/bienalnaifs2016.

Desde 1992, a Bienal Naïfs foi criada com o intuito de privilegiar a participação de artistas cujas obras são fortemente marcadas por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira e concebidas, em sua maioria, de forma autodidata. Para a edição deste ano, que tem abertura prevista para o dia 19 de agosto, a Bienal Naïfs do Brasil pretende preservar este território fértil de ideias e rico em produção.

Além do conjunto de obras selecionadas por comissão curatorial, a exposição também extrapolará os limites do Sesc Piracicaba com programação complementar formada por ateliês abertos, oficinas, cursos, palestras, visitas orientadas, intervenções e apresentações artísticas, difundindo assim a diversidade cultural do povo brasileiro.

Números da Bienal 2014

A 12ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, que teve curadoria de Diógenes Moura, contou com a participação de 81 artistas de 16 estados do País. Edgar di Oliveira, Olinda Cândida da Silva e Orlando Fuzinelli foram os rio-pretenses selecionados. 

Das 726 obras inscritas, 106 foram selecionadas entre pinturas, esculturas, gravuras, bordados, tecelagens, entre outros materiais, que retrataram cenas da vida cotidiana e com sofisticada simplicidade.

Durante a exposição, que aconteceu no período de 8 de agosto a 30 de novembro de 2014, a unidade recebeu cerca de 50 mil pessoas para a visita e quase 6 mil participantes da programação complementar que incluiu cursos, oficinas, vivências, ateliês abertos, palestras, formação de professores, exibições de filmes, shows e apresentações de dança.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso