Diário da Região

06/09/2001 - 21h05min

Estréia

‘Inteligência Artificial’

Estréia

Divulgação Haley Joel Osment é o astro de ‘Inteligência Artificial’
Haley Joel Osment é o astro de ‘Inteligência Artificial’
Anualmente, Hollywood abastece o ávido mercado cinematográfico brasileiro com dezenas de filmes-pipoca. Mas no oceano de bobagens, sempre há um deles que toma a frente e se destaca como melhor do ano, seja pelo elenco estelar, pelo diretor ou roteiro original. E ao que tudo indica, o candidato desta temporada parece já ter sido escolhido: “A. I. - Inteligência Artificial”. O filme, que traz no elenco agradáveis revelações dos últimos tempos no cinema, como o jovem Haley Joel Osment (“O Sexto Sentido”) e Jude Law (“O Talentoso Ripley”), tem outros dois pontos interessantes e que o gabaritam para levar a maioria das estatuetas do Oscar no ano que vem. O primeiro deles é que o filme reuniu de modo indireto dois dos maiores cineastas da história, Steven Spielberg e Stanley Kubrick.

“A. I.” foi o projeto da vida de Kubrick. Durante duas décadas, ele buscou concretizar mais de uma vez, visões sobre o futuro da humanidade pela ótica de uma criança-robô. E como os avanços da tecnologia finalmente estavam à altura de sua imaginação, Kubrick sentiu que, no início de 90, poderia dar início ao projeto, mas morreu, em 99, após finalizar “De Olhos Bem Fechados”. De certa forma, a idéia visionária também tinha a cara de Spielberg, que concluiu da forma mais próxima possível do plano fantástico de Kubrick.

O segundo ponto é que, apesar da idéia passar raspando na ficção barata, revistas especializadas em cinema já andam pregando que “Inteligência Artificial” é um filme de arte disfarçado de superprodução (conclusão simples tomando o fato de o filme ter o dedo de Kubrick, de “2001 - Uma Odisséia no Espaço”, e de Spielberg, de “Jurassik Park”). A película discute a natureza humana e sua falta de responsabilidade, que envolvem questões existenciais com sutileza, sem deixar resvalar para o piegas ou se entregar ao exagero emotivo.

A trama gira em torno de David (Osment), um robô incapaz de conciliar seus anseios humanos com a natureza mecânica. Depois de ser abandonado pela mãe, David é capturado e levado à Feira da Pele, um tipo de festival no qual os “mecas” (mecânicos) são destruídos por “orgas” (orgânicos), que odeiam as máquinas por elas representarem o provável fim da humanidade pura. Com a ajuda de Gigolo Joe (Law), meca “especializado” em dar prazer às mulheres, David escapa e segue com Joe à Cidade Rubra, centro de diversão capaz de lhe dar as respostas de sua busca, que podem estar em uma temível imagem de Nova Iorque parcialmente submersa. Apesar de algumas suavizações às idéias de Kubrick, principalmente no que diz respeito ao aspecto da Cidade Rubra (prédios que representavam símbolos fálicos) e na personalidade de Gigolo Joe (mais sinistro e agressivo nos rascunhos de Kubrick), “Inteligência Artificial” teve seu valor poético e sombrio bem preservados.

Serviço:
“A. I. - Inteligência Artificial” será apresentado no Cine Central às 16h30, 20 horas e 22h30 (feriado, sábado e domingo), 20 horas e 22h30 às quartas-feiras, 20h30 (segunda, terça e quinta). No Cine Center 1 o filme será exibido todos os dias às 15h10, 18h05 e 21 horas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso