Diário da Região

07/04/2005 - 02h38min

Surto de infecção

Vigilância faz alerta sobre peixes

Surto de infecção

Carlos Chimba Preparo de pratos à base de peixes crus exige cuidados especiais
Preparo de pratos à base de peixes crus exige cuidados especiais
Uma norma publicada ontem pelos Centros de Vigilância Sanitária e Epidemiológica alerta os municípios do Estado para o surto de difilobotríase (infecção rara provocada por parasita encontrado em peixes crus ou malcozidos) vivido pela cidade de São Paulo. Ainda não há casos confirmados em Rio Preto, mas a vigilância já recomenda que haja cuidados especiais na manipulação do alimento. ?Ainda não há casos na cidade, mas vamos intensificar a fiscalização?, afirma a coordenadora da Vigilância Sanitária de Rio Preto, Neli Droveto de Oliveira. A última blitz em peixarias da cidade ocorreu antes do feriado da Páscoa, época em que o consumo costuma aumentar. ?A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda uma inspeção por ano. Nosso calendário prevê três verificações anuais?, diz Neli.

Apesar do controle, as pessoas começaram a procurar ontem farmácias da cidade para comprar vermífugos que combatem o parasita da difilobotríase. ?Comi sushi em um restaurante há uma semana e anteontem me senti mal. Liguei para uma amiga médica que confirmou a possibilidade de estar com a doença?, afirma o administrador de empresas C.F., que há três dias sofre com diarréia, vômito e dores abdominais. Apesar de necessitar de prescrição médica, ele comprou o remédio Cestox ontem em uma farmácia, aconselhado pelo farmacêutico por conter a droga praziquantel, princípio ativo contra o Diphyllobothrium spp. O parasita também é conhecido como ?tênia do peixe?, pode viver uma década dentro do organismo sem se manifestar e chegar a dez metros de comprimento. Quem estiver com suspeita da doença deve procurar um médico, que, por meio do exame de fezes, pode constatar a doença e aconselhar a melhor medicação. A doença não mata. Em casos mais grave, provoca anemia e infecções intestinais.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso