Diário da Região

10/04/2002 - 10h19min

Votuporanga

Vendedor de frutas constrói avião em casa

Votuporanga

José Luiz Lançoni Nelson Martins Garcia e sua aeronave experimental, em construção
Nelson Martins Garcia e sua aeronave experimental, em construção
O vendedor de frutas Nelson Martins Garcia, 47 anos, morador de Votuporanga, está perto de realizar o sonho que alimenta desde a infância: ter seu próprio avião. Há três anos, Garcia deu início ao projeto de construção de uma aeronave experimental. Como oficina, utiliza a varanda da casa. O “professor pardal”, como ficou conhecido na cidade, acredita que no prazo de 30 dias o avião estará pronto. A construção foi batizada como “Katita”, uma homenagem à cachorra de estimação, que já morreu. De acordo com Garcia, durante o trabalho houve momentos complicados. Porém, nunca pensou em desistir da idéia. “Demorei dois meses para fazer o berço do motor por causa das medidas precisas”, admite.

Como a engenhoca fica na frente da casa, não faltam curiosos. “Devido ao grande número de visitas estou conseguindo trabalhar somente à noite”, afirma o autônomo. Mesmo não tendo freqüentado escola de engenharia, Garcia faz tudo sozinho. Preocupa-se com os detalhes de acabamento e gosta de mostrá-los aos admiradores. A matéria-prima empregada consiste no aproveitamento de peças de carros. O motor é de Fusca, adaptado para 2.200 cavalos de potência. “Apesar dos improvisos, muitos componentes são específicos para a aviação”, explica o construtor.

Garcia diz que parou de anotar os gastos e pelos seus cálculos, já investiu R$ 18 mil. O apaixonado pela aviação é integrante do Aeroclube de Votuporanga e espera obter autorização para fazer o vôo inaugural no aeroporto da cidade. “Estou ansioso para decolar”, salienta. Garcia possui brevê (habilitação para piloto) para ultraleve , mas diz que o documento vale também para a categoria da aeronave que montou. Katita pesa 300 kg e tem autonomia para 2,5 horas de vôo. O dono garante que o avião sairá do chão já nos primeiros testes.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso