Diário da Região

20/07/2004 - 03h29min

Reposição

Três escolas de Rio Preto antecipam volta às aulas

Reposição

Carlos Chimba Alunos do Ezequiel Ramos na saída, após primeiro dia de aula
Alunos do Ezequiel Ramos na saída, após primeiro dia de aula
Cerca de 1,4 mil alunos de três escolas municipais de Rio Preto voltaram às aulas ontem, um dia antes do previsto. De acordo com a secretária municipal de Educação, Duda Laguna, o objetivo é repor as atividades que foram suspensas no dia 11 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi. ?O feriado foi na quinta-feira e as escolas emendaram a sexta. Todas precisam cumprir 200 dias letivos, mas a reposição fica a critério de cada uma?, explica. As escolas que adiantaram o calendário foram Guiomar Maia, Francisco Felipe Caputo e Ezequiel Ramos. Para outros 19,5 mil alunos do ensino infantil e fundamental, o segundo semestre letivo começa hoje. A exceção fica por conta das escolas Darcy Ribeiro, Luiz Jacob, Roberto Jorge, Michel Pedro Sawaya, Arlindo dos Santos, Silvio Benito Martini, Yolanda Ferrari Vagas Vargas e Amauri de Assis Ferreira, que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA - supletivo).

Os 5,5 mil estudantes dessas oito escolas deixam o recesso no dia 27 de julho. Duda afirma que os alunos do ensino fundamental tiveram de acompanhar o calendário do supletivo para não prejudicar as férias dos professores. ?Caso contrário, teriam de lecionar de manhã em um período e à noite, em outro.? A secretária de Educação diz que a escola Antônio Teixeira Marques, na vila Progresso, deve se reunir hoje com os pais e responsáveis para definir a data em que aulas serão suspensas devido a uma reforma. ?Para terminar as obras na parte interna serão necessários três dias sem aulas. A reposição também será definida com os pais.?

Já na rede estadual, a volta às aulas aos 48 mil estudantes da região de Rio Preto acontece no próximo dia 28. De acordo com a dirigente de ensino Leila Homsi Kerbauy, antes das férias escolar, cada escola teve um planejamento específico. Algumas instituições ofereceram reforço para quem tirou notas C, D e E. Assim aconteceu na escola Walfredo de Andrade Fogaça, no bairro Jardim Muganini, na zona norte de Rio Preto. A coordenadora pedagógica Wanda Longhi da Silva, destinou as aulas para reforço para parte dos estudantes.

Férias: tempo de vacinação
O período de recesso é propício para a vacinação contra hepatite B. A diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Preto, Rosedelma Sisdeli, diz que é importante aproveitar a época, pois a terceira dose será aplicada seis meses após a primeira, nas férias de final de ano. A campanha aproveita o recesso escolar de meio de ano para imunizar pessoas de 5 a 19 anos. Apenas 43% da população dessa faixa etária recebeu as três doses. ?O índice é pior entre os adolescentes de 15 a 19 anos, com 33%.? ?Muitos pais e adolescentes pensam que essas doses foram inclusas na infância, mas a vacina contra hepatite B apenas passou a ser disponível em 2001?, diz. Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde revela que 57% das pessoas entre 5 e 19 anos ainda não foram imunizadas contra a doença. Margarida Georgina Bassi, responsável pelo programa de hepatites virais da DIR-22, diz que somente em Rio Preto cerca de 72 mil crianças dessa faixa etária precisam ser imunizadas.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso