X
X

Diário da Região

13/12/2017 - 15h48min

Saúde prolongada

Técnicas ajudam quem sofre com problemas na coluna ou de respiração

Saúde prolongada

Sidnei Costa Fisioterapeuta João Simão de Melo Neto, de Rio Preto, orienta a paciente Fabiana Gomes em um dos novos aparelhos para fortalecimento muscular
Fisioterapeuta João Simão de Melo Neto, de Rio Preto, orienta a paciente Fabiana Gomes em um dos novos aparelhos para fortalecimento muscular

Sua coluna perdeu flexibilidade, e você já não consegue mais se alongar? Em Rio Preto, acaba de chegar um aparelho fisioterápico que promete solucionar este problema. Trata-se de um equipamento denominado "Five Konzept", que, segundo o fisioterapeuta João Simão de Melo Neto, é útil para prevenir inúmeras doenças músculo-esqueléticas.


"Esse tratamento oferece atenção especial aos grupos musculares anteriores, visto que a maior parte das posturas e movimentos diários é para frente ou sentado, fazendo com que, na maioria das vezes, os músculos fiquem encurtados e com suas funções estática e dinâmica comprometidas", diz. De acordo com a evolução do tratamento, o fisioterapeuta explica que ocorre uma espécie de deslizamento do núcleo do disco vertebral, e o mesmo volta a sua posição original.


"Desta forma, uma hérnia de disco, por exemplo, pode ser evitada ou tratada, auxiliando o corpo a se reorganizar de forma natural", diz. Em geral, o tratamento é acessível e a quantidade de sessões vai depender de cada situação específica. No entanto, Neto observa que desde a primeira sessão já é possível perceber a diferença nos sintomas; entretanto, o tratamento da causa varia conforme o organismo de cada pessoa.


A dona de casa Jaciara Ramos, 43 anos, já recorreu a uma série de tratamentos, sem resultado. "Estou sofrendo há mais de seis meses com uma dor horrível na coluna, por conta de umas hérnias de disco. Fiz todo tipo de fisioterapia convencional e não melhora. Acho que o jeito vai ser mesmo a cirurgia", diz.


A fisioterapia, segundo o fisioterapeuta e osteopata Vitor Sabadoto, também de Rio Preto, é um sistema de diagnóstico, prevenção e tratamento que abrange várias áreas, dentre elas está cardiologia, pneumologia, pediatria, urologia, ginecologia, neurologia, geriatria, ortopedia, reumatologia, dermatologia, oncologia, psicologia, entre outras áreas.


"É possível dizer que a fisioterapia atende desde um paciente com depressão até pacientes que precisam melhorar esteticamente", diz. Para o fisioterapeuta, o tempo de tratamento vai variar de acordo com o problema a ser tratado. "A curto prazo, a fisioterapia pode ter ações bem satisfatórias, um exemplo é que, muitas vezes, um paciente com um quadro agudo de hérnia de disco pode ter uma melhora satisfatória com apenas uma consulta", explica.

Sergio Isso Rose Cosenza usa aparelho de fisioterapia para ajudar a aposentada Celinda de Souza a respirar melhor

Fisioterapia alivia problemas respiratórios

Quem se vale da fisioterapia respiratória, em geral, está com a saúde numa condição mais delicada, conforme observa a especialista Rosiley S. Cosenza Dourado, responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Santa Casa de Rio Preto. A fisioterapia respiratória tem por objetivo recuperar a alteração da função respiratória do paciente e é feita com o auxílio de agentes físicos.

"Em princípio, a técnica era voltada para quem sofria com limitação crônica do fluxo aéreo (asma, enfisema, bronquite crônica e bronquiectasias), no entanto, hoje já é utilizada em todas as doenças respiratórias, em especial nas unidades de terapia intensiva, pré e pós-operatório e no nível ambulatorial para adultos e crianças", diz. Até de forma preventiva esse tipo de fisioterapia tem sido utilizado, ou seja, quando a pessoa vai ser submetida a uma cirurgia abdominal, ortopédica, torácica ou cardíaca.

A empresária Elaine Strela, 48 anos, relata que esteve o tempo todo se preparando com um treino de sopro, para fortalecer seu pulmão a fim de enfrentar a cirurgia bariátrica. "Fiquei craque em levantar as bolinhas todas no primeiro sopro. É muito difícil, no começo, mas depois a gente vai se acostumando e vê o quanto é importante, para sair mais rápido do hospital", diz.

Segundo a fisioterapeuta, o papel destes profissionais se torna a cada dia mais complexo, face à constante qualificação dos serviços de assistência à saúde, que não se limitam mais a garantir sobrevida, mas a oferecer qualidade de vida às pessoas. "Poucos sabem qual importância do fisioterapeuta em hospitais que realizam procedimentos de grande complexidade, como unidades de terapia intensiva, cirurgias, e nas áreas neurológicas, ortopédicas e de oncologia, dentre outros, desenvolvendo assistência humanizada e especializada, visando à recuperação do paciente", ressalta.

A partir do trabalho de fisioterapia, que vai do aspecto assistencial à redução do custo financeiro, o paciente vai se recuperar mais rápido, seja de traumas ou cirurgias, e, com isso, liberar o leito mais rapidamente. Assim, diminuem-se as chances de infecções hospitalares, minimizam-se os custos com remédios e oxigênio e, principalmente, é possível fornecer melhor qualidade de vida ao paciente.


Indicações do Five Konzept

:: Tratamento da dor em geral
:: Prevenção e tratamento de hérnia de discos
:: Correção de alterações posturais, tais como escoliose, hipercifose torácica, hiperlordoses lombar e cervical
:: Tendinites e bursites em variadas regiões do corpo
:: Prevenção de osteoartrose
:: Condromalacia patelar
:: Complemento de treinamento atlético, sendo a base de um treino de força, resistência e coordenação e agilidade

Fonte: João Simão de Melo Neto, fisioterapeuta


Como Funciona

O “Five Konzept” resgata a mobilidade por meio de uma série de treinamentos, mantendo a articulação sempre protegida pela atividade de alongamento realizada em uma cadeia muscular. O equipamento foi desenvolvido pelo alemão Lutz Kruger, com base no método Biokinevencedora do ProAC matik, criado pelo médico Walter Packi, cujo diferencial são as angulações específicas para a realização de movimentos em extensão de tronco, fundamentais tanto para o tratamento quanto a prevenção de distúrbios na coluna


Objetivos da Fisioterapia Respiratória

:: Prevenir o acúmulo de secreções nas vias aéreas, que interfere na respiração normal
:: Favorecer a eficácia da ventilação
:: Promover a limpeza e a drenagem das secreções
:: Melhorar a resistência e a tolerância à fadiga, durante os exercícios e nas atividades da vida diária
:: Melhorar a efetividade da tosse
:: Prevenir e corrigir possíveis deformidades posturais, associadas ao distúrbio respiratório
:: Promover Suporte Ventilatório adequado, bem como sua retirada, em pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva
:: Manter e/ou melhorar trofismo muscular e amplitude de movimentos
:: Liberar o mais rápido possível para suas AVDs (atividade de vida diária)

Fonte: Rose Cosenza, fisioterapeuta especializada em fisio respiratória






>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso