Diário da Região

19/02/2010 - 06h07min

Aniversário

Severínia completa 97 anos com festa e pagode

Aniversário

Edvaldo Santos A praça principal de Severínia: 97 anos comemorados com festa
A praça principal de Severínia: 97 anos comemorados com festa

O município de Severínia completa 97 anos hoje. A prefeitura preparou uma festa popular para comemorar a data, que será realizada amanhã, na praça da igreja matriz, com show do grupo Só Pra Contrariar, a partir das 21h. Com população estimada em 14.713 habitantes, a cidade é destaque no Estado pelas boas práticas ambientais. O município ocupou o 19° lugar no ranking ambiental dos municípios paulistas, divulgado em dezembro passado pelo governo estadual.


Severínia alcançou pontuação de 92,2 no ranking, bem acima da nota média das cidades, que ficou em 62,6. O município teve seu empenho avaliado nos seguintes temas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.


“Foi um conjunto de ações implementadas na cidade que permitiu que chegássemos a essa posição”, diz o prefeito de Severínia, Raphael Cazarine Filho. Ele destaca que o aterro sanitário do município saiu da nota 3 em avaliação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em 2008, para a nota 8 em 2009.


Severínia tem a economia voltada para o setor sucroalcooleiro. Ela possui uma unidade da usina Açúcar Guarani, maior empregador na cidade. O nome do município é em homenagem ao fazendeiro José Severino de Almeida, de Batatais, que adquiriu com seus filhos terras com matas virgens e inexploradas em sua área.


Em 19 de fevereiro de 1914, foi fundado o Patrimônio de São José, com 50 alqueires doados por ele para a instalação de uma estação de embarque e desembarque de passageiros e cargas da Estrada de Ferro São Paulo-Goiás. Em 1921, o Patrimônio de São José foi elevado à categoria de Vila, com a denominação de Severínia. Foi elevado à condição de município pela Lei 2.456, de 30 de dezembro de 1953.Seu santo padroeiro é São José.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso