Diário da Região

24/01/2008 - 02h05min

Vestibular

Sair de casa é desafio

Vestibular

Edvaldo Santos Kelly Bianca Leosse após conseguiu vaga em enfermagem pela UEL
Kelly Bianca Leosse após conseguiu vaga em enfermagem pela UEL
Para alguns adolescentes, o sentimento de mudança com a experiência do vestibular parece nunca acabar. Primeiro tem de se vencer a angústia pela escolha da profissão, depois passar por uma maratona de estudos a curto prazo e pelo estresse da prova que irá definir ou adiar o futuro. Por fim, a espera pela aprovação, mas para aonde ir? Essa pergunta não cala mediante tantas provas prestadas e em localidades diferentes. Com o resultado positivo em mãos, para muitos dos aprovados, é hora de comemorar e de despedidas, de arrumar as malas, deixar a casa dos pais e partir para uma cidade nova, onde vida nova, amigos novos e habitação nova seja em moradia individual, pensão, república ou alojamento estudantil os aguardam. Esse é o caso de Thaisa Barboza Caselli, 17 anos, que no próximo dia 18 inicia como aluna do curso de nutrição da Puccamp.

?Estou à procura de apartamento em Campinas. Meus pais têm me acompanhado. Penso que em breve não terei a companhia deles a todo instante nem estarei na casa de minha família. Irei morar sozinha até conhecer amigas na faculdade com as quais eu tenha afinidade para montar uma república. Reflito todos os dias sobre essa nova vida e converso bastante com a minha irmã que já estuda fora.? Faz dois anos que Tiago Francisco Rossi, 27, se formou em Turismo. Sem estímulo para atuar na área ele voltou a fazer cursinho em busca da carreira que sempre sonhou para si: Medicina Veterinária. Aprovado no último vestibular da UEM (Universidade Estadual de Maringá), ele irá estudar no município de Umuarama, onde a faculdade construiu o campus de Veterinária. ?O máximo que fiquei longe de meus pais foi para estudar em Rio Preto que fica a 40 quilômetros de José Bonifácio onde moro com minha família. Agora, a distância será bem maior, cerca de 550 km e muita saudade pela frente,? disse Rossi.

?A família tem de estar perto, tem de participar, dar apoio, mas deixar a escolha para eles (filhos),? disse a auxiliar de cartório Ercília de Queiroz enquanto tirava fotos da filha Lívia de Queiroz, 18, na ocasião em que levava trote das colegas de cursinho. A estudante festejava as aprovações em Administração de empresas pelos vestibulares da Facamp (Faculdade de Campinas) e UEL (Universidade Estadual de Londrina). ?Nem tive tempo de decidir se irei morar em Campinas ou em Londrina,? disse. Aprovada em segundo lugar pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) Nathalia Homsi Tessarolo, 20, estava feliz com o resultado e irá pela segunda vez viver longe da família. ?No início de 2007 entrei no curso de Medicina da Santa Casa de São Paulo, mas precisei deixar a faculdade porque a mensalidade era alta. Serviu pela oportunidade de sentir como é morar sozinha. A gente cria maturidade e passa a ser mais independente.?

DEPOIMENTOS:

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso