Diário da Região

25/11/2011 - 01h50min

Vestibular

Rio Preto tem 4,7 mil inscritos na Fuvest

Vestibular

Hamilton Pavam Os estudantes Alessandro, Paola e Flávio Renato estão ansiosos para a primeira fase da Fuvest
Os estudantes Alessandro, Paola e Flávio Renato estão ansiosos para a primeira fase da Fuvest

Uma boa noite de sono, sair para conversar com amigos, fazer uma alimentação leve e esquecer os livros. Essa é a receita dos especialistas para aliviar a tensão na véspera da prova da primeira fase do vestibular da Fuvest. O exame será no próximo domingo, às 13h. Em Rio Preto, onde 4.796 estudantes vão participar, as provas serão aplicadas na sede da Unilago, Unorp e Unip. Outros 711 candidatos da região vão fazer a prova na escola estadual Doutor Antonio Olympio, em Barretos.


A Fuvest seleciona para 171 cursos da Universidade de São Paulo (USP) e é uma das mais concorridas do País, com 146.892 inscritos concorrendo a 10.952 vagas. Os resultados da primeira fase da Fuvest serão divulgados no dia 19 de dezembro pelo site www.fuvest.br. “É importante manter o foco antes da prova, mas conversar com amigos pode ajudar a diminuir o stress”, diz Marco Aurélio Rodrigues dos Santos, professor de redação e coordenador de vestibulares de um cursinho de Rio Preto.


Na véspera, o candidato deve aproveitar para checar o local de prova, o que levar e documentos necessários com antecedência. “Além de serem de extrema importância, se torna uma coisa a menos para o estudante se preocupar, e evita imprevistos”, diz a psicóloga e orientadora vocacional Isa Paula Amato Vitagliano. Outra dica do professor é ler o ler o manual do candidato, o que ajuda a afastar os mitos relacionados à prova. “A maioria dos alunos não lê o manual, mas isso evita os mitos do vestibular. É comum boatos que levantam dúvidas, como ‘se eu zerar uma matéria estou fora?’ Tudo isso é respondido lendo o manual”, diz.


Na opinião de Santos, antes de começar a prova, é importante que o aluno leia atentamente todas as 90 questões. “São uns minutinhos que o candidato perde, mas que o ajudam a começar pelas perguntas mais fáceis. Questão fácil e cabeça fria podem resultar em acerto. Também ajuda o estudante a ganhar confiança nas questões mais complexas.” A psicóloga concorda. “Na hora da prova, é preciso manter a calma e confiar no próprio potencial e preparo. Tranquilidade e concentração são os principais aliados para o sucesso”, garante.


Os amigos Paola Fernandes de Paula, 18, Alessandro Augusto Fujino Castro, 20, e Flávio Renato de Queiroz Segundo, 18, pretendem colocar todas essas dicas em prática no domingo. “Estou bem nervosa, mas sei que preciso me acalmar até domingo para fazer uma boa prova”, diz Paola. Ela tenta uma vaga no curso de engenharia civil.


Castro está mais tranquilo. “É meu segundo ano de cursinho, quero medicina e acredito que estou mais bem preparado do que no ano passado. Isso ajuda a manter a calma.” Para Flávio, ter participado da primeira fase do vestibular da Unesp ajuda a diminuir a tensão. “A primeira prova do ano é sempre a mais difícil, mas depois a gente acostuma então fica mais fácil”, diz. Ele quer estudar economia.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso