Diário da Região

18/12/2010 - 01h47min

Município verde azul

Rio Preto sobe 63 posições em lista ambiental do Estado

Município verde azul

Rubens Cardia Antigo lixão precisa ser eliminado para Rio Preto avançar mais no ranking
Antigo lixão precisa ser eliminado para Rio Preto avançar mais no ranking

Investimentos em arborização urbana, educação ambiental e coleta seletiva fizeram com que Rio Preto subisse 63 posições e ficasse em 35º lugar em qualidade de vida ambiental na avaliação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, com base em resultados do projeto Município Verde Azul. Para qualificar o município, o governo avalia itens como esgoto tratado, lixo mínimo (redução do volume), mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.


No ano passado Rio Preto havia ficado em 98º lugar. Quanto maior o avanço, melhor é a qualidade de vida ambiental, segundo o projeto. Ao todo, 614 municípios foram avaliados, mas apenas 143 tiveram média acima de 80 pontos - pontuação necessária para qualificar o município a receber o certificado. Rio Preto recebeu nota 88,2. Em 2009, a cidade atingiu 84,01 pontos. A avaliação varia de zero a 100.


Durante a cerimônia de concessão do certificado, ontem, em São Paulo, estiveram presentes representantes de cerca de 540 municípios. O secretário de Meio Ambiente de Rio Preto, José Carlos de Lima Bueno, recebeu a premiação. “É uma honra receber o certificado e um orgulho para os funcionários da pasta, que ganharam o reconhecimento em seus trabalhos.”


Lima Bueno afirma que a meta para 2011 é ficar entre as 20 primeiras no ranking. “Fomos muito bem em todas as diretivas. O que pesou foi o antigo lixão. Temos o plano de encerramento, mas ainda não foi concluído. Esse ainda é um problema e vamos resolvê-lo, sem falta, no próximo ano.” O certificado de Município Verde Azul garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos junto ao governo estadual.


Ranking


As cinco primeiras cidades do ranking do projeto Município Verde Azul são Santa Rosa de Viterbo (94,31 pontos), Sarutaiá (94,23), Paulo de Faria (93,54), Martinópolis (93,16) e Anhumas (92,94). Santa Fé do Sul, que no ano passado conseguiu a primeira posição, caiu para o 22º neste ano, com 90,33 pontos. O município de Novo Horizonte, que atingiu nota 91,54, caiu dez posições: do 2º para o 12º lugar.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso