Diário da Região

22/03/2012 - 02h08min

Boa notícia

Rio Preto eleva qualidade da água na região

Boa notícia

Guilherme Baffi Funcionário do Semae inspeciona funcionamento dos tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Preto
Funcionário do Semae inspeciona funcionamento dos tanques da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Rio Preto

Monitoramento feito pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos de São Paulo, revela que o início das operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Rio Preto fez subir o nível da qualidade das águas na região.


A interpretação foi feita ontem pela diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo-Grande, que engloba 66 municípios. Estudo divulgado anteontem, às vesperas do Dia Mundial da Água, comemorado hoje, mostra que o percentual de tratamento de esgoto teve evolução contínua nos últimos anos: em 2007, eram tratados apenas 30% do esgoto despejado nos rios da região. Em 2009, o percentual mais que dobrou, chegando a 68%, enquanto em 2010 alcançou 72,2%.


O salto foi justamente em 2009, um ano depois do início das operações da ETE, que foi atingir pleno funcionamento em setembro de 2010. “Isso tem acontecido porque Rio Preto, agora conta com tratamento de 100% do esgoto, influencia diretamente neste impacto. Só o município, representa 40% do esgoto da região”, disse Germano Hernandes Filho, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande.


Em decorrência da diminuição de detritos jogados na rede, o número de rios e córregos em situação considerado ruim caiu de quatro para um. Apenas o rio São Domingos, em Catanduva, teve nota ruim. A cidade ainda não possui sistema para tratar totalmente o esgoto.


Em outros oito pontos analisados, nos rios Preto, Ribeirão da Onça, Turvo e reservatório do rio Preto, três deles foram considerados em situação regular e cinco entre bom e ótimo. Mas, a situação pode ser melhor, porque o balanço traz um comparativo das situações de 2007 com 2010.


Não considera, portanto, possíveis reflexos da estação de tratamento de Votuporanga, que começou a funcionar em outubro do ano passado, atendendo a 100% dos seus 84.692 habitantes, as duas estações de Mirassol, uma inaugurada no final de 2010 e outra em fase de teste, e a segunda estação de Olímpia.


“O levantamento não contabilizou essas estações. Acredito que a região já trata 90% do esgoto, passando de regular para bom”, explica Hernandes Filho. Ainda como resultado destas estações, os rios e córregos destes municípios devem ser recuperados. Em Votuporanga, por exemplo, a Saev Ambiental, responsável pela rede de água e esgoto, iniciou a recuperação do córrego Marinheirinho, que por 40 anos recebeu o esgoto do município e está praticamente sem vida.


Detritos


O aumento na capacidade de tratamento de esgoto em Rio Preto e região, confirme mostrado no relatório, reflete diretamente na diminuição da proporção de redução da carga poluidora doméstica despejadas na bacia Turvo-Grande.


Enquanto em 2007 o número era de 25%, em 2009 foi para 59% e chegou a 65% no ano retrasado. “Esse aumento se deu principalmente com a entrada da ETE de Rio Preto, com uma taxa de remoção de 99%”, diz Hernandes Filho. Mesmo com o tratamento do esgoto, para garantir que a água chegue às torneiras com qualidade, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) mantém uma rotina de controle dos componentes da água. Todos os dias equipes técnicas visitam os 90 reservatórios da cidade.

   

Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso