Diário da Região

21/09/2011 - 00h45min

Mais um caso

Rio Preto confirma 3ª morte por meningite

Mais um caso

Rubens Cardia Luzinete diz ter visto o filho Marcos se debatendo: “Chamei os enfermeiros porque aquilo não era normal”
Luzinete diz ter visto o filho Marcos se debatendo: “Chamei os enfermeiros porque aquilo não era normal”

O jardineiro Marcos Bueno da Silva, 34 anos, morreu na última sexta-feira vítima de meningite meningocócica tipo C, depois de ficar seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base, em Rio Preto. Apesar de a morte ter ocorrido na semana passada, o hospital só divulgou o óbito ontem. Somente neste ano, Rio Preto confirmou 11 casos da doença, com três mortes e um óbito suspeito. Além de Silva, morreram um homem infectado com o sorogrupo B e uma mulher que contraiu o tipo W135. Já a estudante Amanda Camargo Conceição, 6 anos, morreu no último dia 11, com suspeita de meningite, no HB depois de passar três vezes pelo Pronto-Socorro Central. O número de mortes é o mesmo do ano passado. Já em 2009, quatro pessoas foram vítima fatais da doença.


De acordo com a infectologista Delzi Gôngora, o caso de Silva era do tipo mais grave da doença, por isso não houve recuperação. “Não teve nada de equivocado. Ele procurou atendimento quanto começou a sentir os sintomas, mas a quantidade de inflamação foi muito grande em curto espaço de tempo”, afirma. O jardineiro, que morava no Jardim Navarrete, em Rio Preto, começou a ter febre alta no último dia 9. Segundo a família, ele tomou banho gelado e medicamentos para a febre. Na manhã de sábado, enquanto trabalhava em casa, voltou a ter febre, mas desta vez acompanha de dor no abdômen. “Ele estava com muita dor então levamos para o Pronto-socorro Central”, diz a mãe, Luzinete Pereira da Silva, 57 anos.


Ao chegar à unidade, de acordo com Luzinete, a doença foi tratada como cólica de rim, mas logo depois ele teria começado a delirar e sentir dores fortes pelo corpo. “Entrei no quarto e vi meu filho se batendo. Batia mãos, pernas e cabeça na maca, uma coisa horrível. Chamei as enfermeiras porque aquilo não era normal.” O paciente foi transferido para o HB, onde foi sedado e entubado. “Ele chegou inconsciente e depois os médicos já nos avisaram que o caso dele era grave. Foi muito rápido. Em um dia ele estava trabalhando normalmente e no outro já ficou entubado”, afirma a mãe.


A doença foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 12. Na mesma data, equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde aplicou quimioprofilaxia (antibióticos), medida para prevenir a doença, nos pais e irmãos da vítima, além dos companheiros de trabalho. O corpo de Silva foi velado e enterrado no cemitério São João Batista, em Rio Preto. Ele deixa uma filha de 7 anos.


Sintomas


Segundo a infectologista Delzi Gôngora, é preciso ficar atento aos sintomas de dor de cabeça, febre e endurecimento da região do pescoço. “Quando estes três sintomas aparecerem juntos, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico”, diz. A especialista explica que a meningite é uma doença transmitida pelo ar, por isso é de difícil prevenção.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso