X
X

Diário da Região

13/12/2017 - 17h03min

Mentes que brilham

Rio-pretenses que inspiram pesquisas no mundo inteiro

Mentes que brilham

Johnny Torres A professora Lilian Casatti é rio-pretense melhor colocada no ranking
A professora Lilian Casatti é rio-pretense melhor colocada no ranking

Rio Preto está bem representada em ranking internacional de pesquisadores com trabalhos científicos mais citados no mundo. São 15 rio-pretenses - nove deles do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp (Ibilce), nome do campus da Unesp da cidade, e outros seis da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp). Eles figuram numa lista de 3 mil pesquisadores de universidades latino-americanos que aparecem no ranking.

A classificação é realizada pelo laboratório de Cibermetria da Espanha (CSIC), que, desde 2004 e cada seis meses, publica o ranking de 21 mil instituições de ensino superior que disponibilizam trabalhos na internet, de maneira acessível para pesquisas acadêmicas. O ranking é divido por continentes, cada um com três mil pesquisadores. Os melhores colocados são os mais citados em trabalhos científicos por meio de buscas na plataforma Google Scholar, focada em pesquisas científicas e acadêmicas. 

A rio-pretense melhor colocada no ranking é a professora adjunta do Departamento de Zoologia e Botânica do Ibilce, Lilian Casatti. Livre-docente, ela dá aulas de parasitologia, tópicos em biologia da conservação e práticas pedagógicas em saúde e também atua na disciplina de ecologia de ambientes de água doce no programa de Biologia Animal. 

Entre as pesquisas de Lilian, há uma que avalia como diferentes espécies de peixes e seres vivos aquáticos sobrevivem em situações de poluição e degradação no meio ambiente. No ano passado, o Diário publicou reportagem sobre o assunto. De acordo com a pesquisa, em dez anos, 10 nascentes morreram e 29 estão agonizando na região de Rio Preto. Lilian, que aparece na posição de 744 do ranking, está internada depois de passar por uma cirurgia, e não pode falar ontem com Diário. 

Meta da Unesp

A direção da Unesp em Rio Preto afirmou que estar bem situada em rankings nacionais e internacionais dá visibilidade positiva à instituição e comprova a qualidade do corpo docente. Segundo a direção, o resultado demonstra que a Unesp cumpre as metas propostas para se colocar entre as 200 melhores universidades mundiais.

O segundo rio-pretense no ranking é médico Domingo Braile, que ocupa o 1.101º lugar. Livre-docente, é professor titular em cirurgia cardíaca e pró-reitor da Famerp. Ele já apresentou mais de 700 trabalhos e recebeu mais de 20 prêmios. Em 2009, foi condecorado com a mais elevada Honraria do Estado de São Paulo: a Ordem do Ipiranga, reservada a cidadãos brasileiros e estrangeiros que prestaram serviços notórios aos paulistas. 

"Se compararmos o tamanho e a posição geográfica de Rio Preto, podemos considerar que ocupamos uma ótima posição. Isso é importante não só para mim ou para a cidade, mas para todo o mundo. As pesquisas só colaboram com novas técnicas. Ainda mais na área de cardiologia, minha especialidade", afirmou Braile.

O diretor da Famerp, Dulcimar Donizete de Souza, afirmou que esses pesquisadores contribuem com seus conhecimentos para o melhor aprendizado dos alunos e dos residentes. "Estar nesse ranking é mais uma referência para a nossa escola. São pesquisas que buscam a cura de doenças e desenvolvem práticas médicas para melhorar a vida da população."

 

Arte - Docente da Unesp e Famerp

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>> Leia aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso