Diário da Região

21/12/2010 - 08h02min

Conhecimento dourado

Rio-pretense fatura ouro em matemática

Conhecimento dourado

Thomaz Vita Neto Ana Emília: última fase do teste foi a mais difícil, mas não a intimidou
Ana Emília: última fase do teste foi a mais difícil, mas não a intimidou

A rio-pretense Ana Emília Hernandes Dib, de 13 anos, ficou em primeiro lugar e foi uma dos seis premiados com a medalha de ouro na 32ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), categoria nível 1 (6º e 7º anos), com 285 pontos. Ela ficou à frente de alunos do Ceará, Paraná e mais dois do Estado de São Paulo.


A estudante do colégio Carlos Chagas Filho concorreu com cerca de 350 mil inscritos em todo o País. O também rio-pretense Marcelo Matheus Gauy também se destacou na prova, no nível universitário, o que lhe garantiu a medalha de prata. A região de Rio Preto também teve mais três participantes no nível 2 (8º e 9º anos) com premiações.


O concurso foi disputado por alunos de 2.770 de escolas públicas e 1.881 instituições privadas e garante como prêmio uma medalha, a publicação dos nomes dos medalhistas na Eureka!, revista oficial da OBM. As melhores resoluções dos exercícios na Olimpíada também serão divulgadas no material, além de oferecer uma vaga na Semana Olímpica, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A Semana Olímpica está marcada para ser realizada entre os dias 23 e 29 do próximo mês.


“Os alunos que ganharam medalha de ouro terão todas as despesas da viagem pagas, como a hospedagem e o transporte”, afirma a médica Márcia Akashi Hernandes Dib, mãe da aluna campeã, que nunca precisou pedir à filha para que se dedicasse aos estudos. “Ela sempre foi muito dedicada, tem facilidade com todas as disciplinas e gosta de ficar no quarto dela estudando”, diz Márcia.


A 32ª edição da competição nacional foi composta por três fases: em 12 de julho, 18 de setembro e 16 de outubro. O resultado final com a lista de vencedores foi divulgado na quinta-feira, no site da OBM. “A última fase teve uma prova discursiva com cinco questões e foi a mais difícil”, lembra a estudante, que não deixou se abater pela complexidade da avaliação. “Acreditava que o ouro seria muito difícil de conseguir, mas fiz a prova tranquila.”


Currículo


Esse não foi o primeiro destaque em concursos de matemática que Ana Emília obteve. Em 2009 e neste ano ela conquistou medalhas de ouro em competições em Rio Preto; bronze e prata na Olimpíada Paulista de Matemática no mesmo período, e também ganhou menção honrosa pela boa classificação na OBM de 2009.


Campeões


O rio-pretense Marcelo Matheus Gauy ganhou medalha de prata na categoria nível universitário com a soma de 180 pontos. Os estudantes Bruno Eidi Nishimoto, de Jales, e Alexandre Perozim de Faveri, de Neves Paulista, disputaram no nível 2 (8º e 9ºanos) e conquistaram prata e bronze com 242 e 212 pontos, respectivamente. Já o aluno Gabriel Fazoli Domingos, de Urupês, também ganhou destaque e recebeu menção honrosa ao atingir 145 pontos.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso