Diário da Região

24/08/2011 - 07h02min

Estados Unidos

Rio-pretense é selecionado para lecionar em Stanford

Estados Unidos

Sergio Isso Gentil de Faria: “Fiquei muito contente. É uma seleção muito rigorosa”
Gentil de Faria: “Fiquei muito contente. É uma seleção muito rigorosa”

O professor titular de Literatura Comparada da Unesp de Rio Preto, Gentil de Faria, foi selecionado para integrar as atividades docentes e de pesquisa da Universidade Stanford, na costa oeste dos Estados Unidos. A instituição é uma das mais importantes do mundo, e está entre as três mais concorridas, ao lado de Harvard e Yale. “Fiquei muito contente. É uma seleção muito rigorosa e disputei com professores do mundo todo”, diz o professor, que embarca para os Estados Unidos no dia 30.


Faria concorreu a uma vaga no Departamento de Literatura Comparada da Universidade Stanford, onde permanecerá durante o semestre que se inicia em setembro próximo. Ele ficará quatro meses na instituição universitária, e escolheu Machado de Assis - “nosso escritor mais nacional e universal” - como centro de suas análises. O professor explica que pretende mostrar que Machado não fica inferior se comparado com escritores americanos e europeus.


Entre os requisitos principais para a seleção na Universidade Stanford estão a fluência na língua inglesa para ministrar cursos, proferir palestras e realizar conferências e seminários, além de longa experiência no magistério superior. Também foram considerados currículo acadêmico com significativo rol de publicações, principalmente internacionais, e apresentação de relevante projeto de pesquisa para ser desenvolvido durante a permanência em Stanford. “Todos os anos centenas de professores dos mais diversos países se inscrevem para usufruir as facilidades proporcionadas pelas universidades americanas a professores e pesquisadores visitantes”, observa Faria.


O projeto apresentado por Gentil para a seleção prevê a finalização de duas iniciativas de publicação nas quais ele vem trabalhando há alguns anos. Uma delas é o livro “Teoria da Literatura Comparada”, denso manual dividido em 15 capítulos, e o “Dicionário de Expressões Jurídicas da Língua Inglesa”, projeto sob sua coordenação que conta com a participação de 12 alunos egressos do curso de Inglês Jurídico por ele várias vezes ministrado na Unesp. Faria já foi professor visitante na universidade de Indiana (EUA) e Konstanz (Alemanha), além de ter participado de inúmeros congressos internacionais.


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso