Diário da Região

29/06/2002 - 00h30min

Projeto

Reunião do ‘Jornal na Educação’ tem arte

Projeto

Elisandro Ascari Peça sobre saúde e educação foi apresentada aos professores
Peça sobre saúde e educação foi apresentada aos professores
Um teatro encenado por 12 alunos da escola estadual Justino Jerry Faria, em Rio Preto, como parte do projeto “Dengue na Comunidade”, foi o destaque do 4º encontro do ano entre coordenadores pedagógicos e professores do “Jornal na Educação”, projeto do Diário da Região que incentiva o uso da notícia jornalística como recurso escolar. A encenação levou cerca de 10 minutos, tempo suficiente para deixar encantada a platéia presente ontem à tarde no Centro de Convenções da Associação Comercial e Industrial (Acirp) local. O teatro foi montado com base na diversidade de atividades desenvolvidas no projeto da dengue de 2002. Os alunos saíram da sala de aula para repassar seus conhecimentos sobre o tema à sociedade dos bairros rio-pretenses onde moram. Visitaram as residências e apontaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Puseram-se, na prática, à caça do problema, levantaram estatísticas sobre a proliferação nas diferentes localidades e escreveram músicas e paródias.

Ao todo, 600 estudantes de 5ª a 8ª série do período da tarde da escola participaram do programa, que ainda envolveu docentes de ciências, matemática e educação física, em um tratamento interdisciplinar da matéria. A idéia principal do “Dengue na Comunidade” foi colaborar para a formação de cidadãos mais conscientes da própria realidade e aptos para tomar atitudes diante dos fatos e lutar pelo direito à saúde individual e coletiva. O teatro foi apresentado aos professores do “Jornal na Educação” por ter ligação direta com o assunto abordado na reunião - a relação entre “saúde e educação”. Além da peça, apresentaram atividades feitas em classe os estudantes das escolas Sônia Maria Venturelli, Professor José Felício Miziara e Philadelpho Gouvêa Netto, de Rio Preto, e Maria Lucie Sicard Neves, de Mirassol. Foi o primeiro encontro do projeto com abertura para a participação dos alunos inscritos.

Vida saudável
A coordenadora pedagógica do projeto do Diário da Região, Neide Aparecida Nery, 42 anos, falou sobre a concepção de saúde que deve mover os esforços dos professores em classe. Hoje, a simples abordagem de doenças, em contraposição ao bem-estar do indivíduo, não é capaz de transferir o conhecimento necessário para a ação. “A educação para a saúde não envolve apenas as questões biológicas. Deve conseguir, acima de tudo, promover um estado de potencialização de capacidades individuais afetivas, sociais e políticas, tratar de todos os temas que levem a produzir e manter a vida”, explica. Convidada para apresentar o trabalho em sala de aula desenvolvido com um aluno que apresenta paralisia cerebral, a estudante de graduação das Faculdades Integradas de Mirassol (Faimi) Amélia Cristina Honório da Silva Sanchez, 26, emocionou o público presente. Ela contou da experiência de estar conseguindo provar a capacidade de aprendizagem do estudante e reafirmou a condição que toda criança tem de receber estímulos positivos do meio, desenvolvendo ao máximo suas potencialidades.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso