Diário da Região

20/01/2010 - 01h30min

Estragos

Recuperação de ponte leva até 6 meses

Estragos

Rubens Cardia Trabalhadores tentam evitar danos maiores a cabos da empresa Telefônica, no cruzamento da Abrão Thomé com a José Munia
Trabalhadores tentam evitar danos maiores a cabos da empresa Telefônica, no cruzamento da Abrão Thomé com a José Munia

As obras nos pontos mais críticos afetados pela chuva da madrugada de segunda-feira deverão levar de três a seis meses para serem concluídas, segundo estimativa dos secretários de Obras, Luís Carlos Calças, e do de Serviço Gerais, Paulo Pauléra. Isso inclui a construção da ponte da rua Abrão Thomé com a avenida José Munia (em frente ao Centro de Eventos), completamente destruída, onde o asfalto cedeu e a tubulação foi rompida pela força das águas.


A enxurrada também abriu crateras na José Munia com a rua Emília Joaquina Castro (em frente ao Hotel Saint Paul), e na avenida Juscelino Kubitscheck - uma no sentido centro-bairro, na altura da rua Xingu, e outra perto do número 3.000, no sentindo contrário. De acordo com Calças, todos os pontos são considerados críticos e são os que requerem obras de engenharia. Ele disse que a reconstrução deve começar o mais rápido possível, mas que o prazo dependerá da disponibilidade de recursos e da quantidade de chuvas no período, que pode afetar andamento das obras.


O decreto de estado de emergência permite que a administração busque recursos nas esferas estadual e federal e que contrate empresas sem licitação para a execução. “Vamos atacar em todos os lados, mas a prioridade será a avenida Juscelino Kubitscheck, por ser entrada da cidade e ter um tráfego intenso de caminhões”, falouo secretário de Obras.


Risco


Dois guindastes a serviço da Telefônica estavam na Abrão Thomé ontem suspendendo dutos de concreto por onde passam cabos telefônicos, a fim de evitar o rompimento e, consequentemente, a suspensão dos serviços, que pode afetar cerca de 30 mil moradores. A Telefônica prevê encerrar os trabalhos no local até sexta-feira. O secretário de Obras afirmou que sua equipe já trabalha no projeto executivo da ponte e que ontem o levantamento topográfico tinha começado na Juscelino.


Avenida JK sofre interdição


A Secretaria de Trânsito interditou ontem a avenida Juscelino Kubitscheck no sentido bairro-centro na altura do número 3.000, onde a chuva abriu uma cratera e engoliu uma faixa da via. De acordo com o secretário de Trânsito, Aparecido Capelo, com a chuva da manhã de ontem, o asfalto, que já havia engolido uma parte da pista, ameaçava ceder ainda mais, pondo em risco a segurança dos motoristas.


As chuvas haviam começado a desbarrancar as margens do córrego Borá naquele trecho desde sexta-feira. O trânsito foi desviado para o sentido contrário da pista, que fica com trecho em mão dupla por cerca de 350 metros. Em outro trecho da avenida Juscelino Kubitscheck, na altura da rua Xingu, no sentido centro-bairro, apenas uma pista está funcionando. O mesmo ocorre na rua Emília Joaquina Castro e na José Munia com a Abrão Tomé.


A recomedação, segundo Capelo, é que os motoristas evitem trafegar por esses trechos. O operador de som Edmílson Santana, 43 anos, disse ontem que ficou surpreso com a quantidade de vias interditadas. “A gente tem que ter paciência. O estrago foi grande.”

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso