Diário da Região

28/05/2006 - 14h00min

Tuning

Precursor do tuning prepara Audi A3

Tuning

Divulgação NULL
NULL
Muito antes de o tuning ter virado esta febre no Brasil, com adeptos nos mais variados níveis, do básico ao radical, o administrador de empresa Márcio (que prefere ter seu nome completo preservado) já circulava pela cidade a bordo de uma Blazer roxa pintada com gliter, com uma parafernália de som no porta-malas. ?Na época, 1998, eu tinha um carro tunado e nem sabia disso?, diz bem-humorado. O carro foi vendido, e a paixão pelo som automotivo ficou. Aliás, até cresceu! Com o advento ?oficial? do tuning, puxado pelos ?Velozes e Furiosos?, Márcio achou que chegara a hora de voltar a esquentar sua paixão. Para tanto, no ano passado, ele comprou um Audi A3 1997 exclusivamente para a transformação. Márcio não esconde que o que gosta mesmo é de exibir seu carro com orgulho, em eventos e feiras que reúnem os apaixonados, como ele, pelo som e pelo tuning. A primeira providência em cima do original modelo 1.8 turbo da marca alemã foi escurecer os vidros com película e instalar um sistema de suspensão a ar.

O sistema funciona basicamente com a instalação de quatro bolsas pneumáticas de ar no lugar das molas, que são infladas e desinfladas por meio de um compressor ligado a um cilindro de ar comprimido. Tudo comandado confortavelmente de dentro do carro, com simples toques em botões. Quando no limite, o sistema deixa o A3 com o carter a um dedo do chão. O desenho do porta-malas foi idéia do próprio Márcio, ou seja, subs cruzados, mostrando, alternadamente, o cone e o conjunto magnético. ?O dono do carro queria algo chocante, que chamasse realmente a atenção?, diz um dos sócios da loja e responsável pelo projeto do A3 Amauri de Matos Torres. No porta-malas foram acomodadas duas caixas seladas, cada uma com dois subwoofers Extreme, da Selenium, de 12?, suficientes para os graves ?porradas? exigidos por Márcio.

No centro do compartimento, um rack em madeira abriga os três amplificadores do sistema, dois para cada par de subs e um para o estéreo, além de um processador OEQ da Rockford Fosgate. No topo do rack, três ventoinhas refrigeram os módulos. Uma janelinha parcialmente coberta de acrílico serve de duto para os graves entrar no carro e fazer coçar os tímpanos dos ocupantes. O estepe foi estirpado e em seu lugar foi alojado o reservatório do ar comprimido e o compressor da suspensão. No interior, pezinhos listrados abrigam kits duas vias, com médios de 6? e tweeters posicionados nos cantos sobre o painel. Outro par de médios foi para os espaços originais, nas portas. No painel, um CD player com monitor da Pioneer e um leitor de DVD da Boss, instalado no local do cinzeiro.

Tuning clássico
As modificações estéticas ficaram por conta da Tec Art. Segundo Gláucio Luiz Ortega, dono da empresa e responsável pelo tuning do A3, o visual atual do carro é apenas a primeira parte do trabalho. ?Fizemos um tuning clássico, para o carro iniciar sua carreira em feiras, já que esse era o desejo do seu proprietário?, conta. O Audi estreou na última AutoSports, quando ficou exposto no estande da grife de acessórios Shutt. O pacote de transformações incluiu novos pára-choques de fibra, criados pela Tec Art com inspiração no modelo RS3, e caixas laterais. As grades também frontais foram trocadas. Na traseira, uma asa de alumínio da Bob Racing recebeu da Tec Art revestimento no padrão fibra de carbono. O pára-choque traseiro conta com extrator integrado e foi desenhado para envolver a enorme ponteira de escape da Raceway, de 6? com saída de 4?. As lanternas de cristal são da linha Altezza. As rodas, da TSW, são de 17?.

Radical
Na atual configuração, Márcio sabe que seu carro chama mais atenção pelo respeitável sistema de som do que propriamente pelo tuning que, apesar de invocado, não tem nada de radical. Mas já está providenciando um pacote que pretende fazer do seu A3 um modelo único e realmente exclusivo. Ele faz segredo, mas deixou escapar que a cor preta original dará lugar a uma pintura em cor chocante, haverá personalização do capô, com entradas de ar, bem como nos pára-lamas, que serão alargad

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso