X
X

Diário da Região

14/12/2017 - 20h23min

UBER X TÁXI

Polícia vai investigar taxistas por associação criminosa

UBER X TÁXI

Arquivo Pessoal Vidro de carro conduzido por motorista do Uber fica todo danificado, assutando passageira
Vidro de carro conduzido por motorista do Uber fica todo danificado, assutando passageira

Atualizado às 23h

O delegado Laércio Ceneviva Filho, do 1º Distrito Policial, instaurou inquérito nesta quarta-feira, 15, para investigar taxistas por suposto crime de associação criminosa. A investigação na Polícia Civil é motivada por denúncias de motoristas que atuam por meio do aplicativo Uber. Eles dizem que estão sendo perseguidos, agredidos e até roubados por uma espécie de gangue liderada por taxistas. 

"Pelo que levantamos, há pelo menos oito taxistas que estariam agindo de forma organizada e orquestrada para atacar os motoristas do Uber", diz o delegado. Ele afirmou ainda que, assim que os suspeitos forem identificados, vai pedir a prisão a preventiva deles. 
"Pode haver disputa entre motoristas de Uber e de táxi, mas não pode haver violência. As partes precisam resolver seus conflitos pelos meios legais", explica o delegado.

Se comprovada a associação criminosa, os envolvidos podem pegar até 10 anos de prisão. A guerra envolvendo as duas categorias já contabiliza quatro conflitos violentos desde a implantação do serviço em Rio Preto. Porta voz de motoristas do Uber, Wilson Rodrigues diz que a instauração do inquérito policial traz um alívio para a categoria e afasta o risco de novas brigas. “Há muito tempo estávamos pedindo ajuda da polícia para parar com as perseguições. Tivemos casos em que o motorista e o passageiro foram constrangidos e ameaçados”, diz o porta voz.

Segundo Rodrigues, os ataques contra motoristas do Uber estão sendo praticados por poucos taxistas e a interferência da polícia servirá para separar os maus profissionais dos bons. “Acredito que são uns seis taxistas que estejam promovendo estas baderna. A gente só quer trabalhar. Que vença quem prestar o melhor serviço”, conclui Rodrigues. O presidente do Sindicato dos Taxistas de Rio Preto, André Luis Cabelo, foi procurado pelo Diário para falar das denúncias e da abertura de inquérito pela Polícia Civil, mas até o fechamento desta edição não retornou os pedidos de entrevista.

O taxista Rafael Rodrigues, que registrou boletim de ocorrência contra motoristas de Uber por agressão, acha equivocada a decisão do delegado de abrir investigação só contra motoristas de táxi. “O que aconteceu é que os motoristas de Uber estão se fazendo de vítimas. Eles registraram um monte de boletins de ocorrências dizendo que foram atacados, mas isso nem foi comprovado. Não sou contra eles, mas acho que deveriam aguardar a Prefeitura derrubar a proibição e regulamentar o Uber em Rio Preto”, diz o taxista.

Outros casos

Os conflitos entre taxistas e motoristas do Uber já viraram rotina desde que o aplicativo passou a operar em Rio Preto no dia 1º de fevereiro deste ano. No sábado, 11, envolveu até um gerente comercial, que foi confundido com um Uber. Nas outras ocorrências, motoristas do aplicativo dizem que tiveram carros depredados, inclusive, enquanto transportavam passageiros.

 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso