Diário da Região

22/04/2009 - 01h45min

Documentos pessoais

PF de Jales começa a emitir novo passaporte

Documentos pessoais

A Delegacia da Polícia Federal de Jales começa amanhã emitir o novo passaporte brasileiro. O novo documento padrão será confeccionado na Casa da Moeda e tem previsão de seis dias úteis para entrega após solicitação eletrônica. Em Rio Preto, a emissão é feita desde o dia 10 de dezembro do ano passado e o usuário demora cerca de 15 dias para receber o documento. Com a aproximação das férias de julho a procura deve aumentar e o prazo para entrega pode chegar até 40 dias. O delegado Ronaldo Quintern, chefe do setor de imigração da PF de Jales, explica que o destaque entre as principais mudanças está na segurança que o novo documento vai proporcionar. ?Antes era mais fácil de falsificar o passaporte e com a mudança vai aumentar a aceitação do documento no exterior?, disse.

Além da cor, que passa de verde para azul-escuro, o novo documento possui 16 itens de segurança e os requerimentos devem ser feitos por meio do site www.dpf.gov.br. Para obter o passaporte, o requerente terá de pagar R$ 167,07 referentes à Guia de Recolhimento da União. Para Quinter, a demora de até seis dias úteis para entrega deve fazer com que interessados em sair do Brasil programem a viagem ao exterior com antecedência. ?O antigo passaporte era feito na própria delegacia. Quem quisesse, vinha de manhã, a gente preenchia as cadernetas e à tarde já estava com o documento em mãos.? De acordo com o delegado, em Jales, uma média de 10 passaportes são distribuídos por dia.

A PF começou a emitir o novo documento a partir de 18 de dezembro de 2006, em Brasília e Goiânia. A meta é de que todas as delegacias federais do País estejam aptas a fazer o mesmo até o fim de 2009. Coube aos Estados determinar a data em que cada delegacia passaria a emitir o passaporte. As alterações foram feitas para que o Brasil se adequasse às normas internacionais estabelecidas pela ICAO, órgão das Nações Unidas responsável por normatizar os assuntos relacionados à aviação civil, aos vistos e documentos de viagem.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso