Diário da Região

18/10/2011 - 07h00min

Menos invasiva

Paciente viaja 1,8 mil quilômetros até Rio Preto por nova técnica

Menos invasiva

Hamilton Pavam Ena e o marido Wilson souberam da técnica pela revista Bem-Estar
Ena e o marido Wilson souberam da técnica pela revista Bem-Estar

A engenheira civil Ena Sosa Chaves, 41 anos, de Juara, Mato Grosso, viajou 3,6 mil quilômetros (ida e volta) para ser operada no hospital Ielar, de Rio Preto. Ela escolheu a cidade para retirar um cisto do ovário após ler uma reportagem especial publicada na revista Bem-Estar, do Diário. O texto mostrou que a instituição rio-pretense intensificou, no último ano, a realização de cirurgia vaginal minimamente invasiva para diversos tipos de problemas de origem ginecológica.


O cisto que a engenheira tinha causava sangramentos frequentes. Por isso, a necessidade do procedimento cirúrgico. O marido dela, o médico Wilson Aloisio da Silva Figueira, esteve em Rio Preto recentemente e levou para casa uma edição de junho da revista. “Descobrimos que a técnica usada em Rio Preto era viável para resolver o meu problema. Assim, decidimos tentar”, afirma Ena.


De forma precisa, a equipe médica, comandada pelo ginecologista Paulo Fasanelli, fez apenas um corte de 3 cm no interior da vagina da engenheira. O local recebeu um ponto cirúrgico. “Estou me sentindo ótima. A recuperação foi muito rápida.” A engenheira ficou apenas um dia internada e voltou anteontem para casa.


Fasanelli passou a realizar os procedimentos menos invasivos, entre os quais laqueadura, retirada de útero e correção de problemas no ovário, ao perceber que a mulher hoje possui várias obrigações e necessita diminuir o tempo de internação hospitalar e pós-operatório para retomar as atividades do cotidiano. Somente neste ano, Fasanelli fez no Ielar 250 cirurgias menos invasivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Quer ler o jornal na íntegra? Acesse aqui o Diário da Região Digital

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso