- domingo, 11 de março
Balanço da Secretaria da Saúde de Mato Grosso aponta que foram notificados 15.362 casos de dengue e oito mortes no Estado em razão da doença até o início do ano. O Estado permanece em estado de alerta.
Em Cuiabá foram registrados o maior número de notificações, com 1.443 casos de dengue. Até o momento, uma morte foi confirmada devido à doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Em Várzea Grande, foram constatados 1.018 casos e um óbito.
Em 2009, foram registrados 60 mil casos de dengue no Mato Grosso, índice mais alto registrado nos últimos dez anos.
A secretaria informa que, para eliminar os focos do mosquito, é necessário manter a caixa d''água, tonéis, barris e outros recipientes que armazenam água tampados e limpos. Além disso, é preciso encher de areia os pratinhos dos vasos de plantas e impedir que a água da chuva acumule sobre as lajes.
Distrito Federal
A Secretaria de Saúde confirmou hoje que o Distrito Federal enfrenta uma epidemia de dengue, segundo informações da Agência Brasil. Ao todo, 1.425 casos foram notificados, 390 confirmados e duas mortes estão sob investigação desde o início de janeiro.
Quando comparados aos índices registrados no mesmo período do ano passado, o aumento é de 335,8% nos casos notificados e de 465% nos confirmados.
"A situação nos preocupa e já podemos falar epidemia pela explosão do número de casos em um espaço de tempo pequeno", disse o secretário de Saúde do DF, Joaquim Barros Neto, em entrevista coletiva.
A estratégia de combate à epidemia, segundo ele, consiste em eleger pontos específicos do DF para receber tratamento em 100% das residências. As ações já começaram em cidades como Araponga e Itapoã.
O DF deve contar ainda com a ajuda das Forças Armadas. Até o momento, foi confirmado apenas o apoio de cerca de 200 homens do Exército mas, de acordo com o secretário, já houve sinalização também por parte da Marinha e da Aeronáutica. O treinamento começa na semana que vem e vai durar, em média, três dias.
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.
Já sou assinante
Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:
Assine o Diário da Região Digital
Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.
Assine agora
Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES
ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020