Diário da Região

31/03/2006 - 23h20min

Dia da Mentira

Mentira do dia-a-dia tira a graça de 1º de abril

Dia da Mentira

Edvaldo Santos Aposentado Oliveiro: 1º de abril poderia ser festejado o ano inteiro
Aposentado Oliveiro: 1º de abril poderia ser festejado o ano inteiro
CPI que resulta em pizza sabor amargo, inundação na avenida Alberto Andaló, caos no atendimento da saúde, visita indesejada do Aedes, IPTU mais caro e flanelinha como profissão em expansão. O que poderia ser lorota é fato real que chateia o rio-pretense e deixa meio sem sentido o Dia da Mentira, festejado mundialmente hoje. Não que haja mais lágrimas que sorriso, tristeza do que glórias, portas fechadas que amores possíveis, mas a seqüência de acontecimentos estranhos, desilusões e verdades, até certo ponto difícieis de entender, que poderiam ser enredo de anedota, enfraquecem a popular brincadeira. Tem tanta mentira por aí que até brincar de ?mentir?, no bom sentido, perdeu a graça - pelo menos na opinião do sorveteiro Aparecido Soares, 49 anos, morador do bairro Vitória Régia, zona leste de Rio Preto. ?Não dá mais para acreditar no ser humano.? A chegada do século 21 não trouxe apenas tecnologia e conhecimento. ?Uma brincadeira inocente está sem lugar.?

Uma categoria que tem fama reconhecida de mentiroso é a dos pescadores, acostumados a usar de superlativos para contar das suas conquistas pessoais. Como em Rio Preto a vida política é para lá de agitada e não há rios limpos, nem tampouco peixes em abundância, os rio-pretenses ouvidos pela reportagem na tarde de ontem mostraram que integrantes de outra classe se destacam atualmente no município. Para o entregador de panfleto José Simão Soares, 61 anos, há um sentimento de desilusão no ar. ?A maior mentira que existe é a dos políticos.? E até acredita que um dia para celebrar a mentira é pouco, muito pouco. ?Por causa de tanta coisa errada, deveria ter uns 15 dias?. Ele afirma que o eleitor tem de ficar atento. Por exemplo, no dia 1º de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições. ?Nessa ocasião mentira pode ser fatal.? Para a juventude, a brincadeira de mau gosto, que ocorre com freqüência e deve cessar de imediato, é a de certos políticos. ?Tem muita sacanagem por aí. Não há motivo para brincar?, diz Graciele da Costa Alves, 17 anos. Para ela, a verdade mais incômoda da cidade são os bairros que não têm infra-estrutura.

Origem
Não há consenso para explicar a origem do Dia da Mentira. Uma das correntes, que juram, não é mentirosa, dá conta que a brincadeira surgiu na França. No século 16, o ano novo era festejado em 25 de março. As festas terminavam só no dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos nono transferiu a festa para 1º de janeiro. Diversos franceses quiseram manter a tradição. Os ?gozadores? de plantão passaram a ridicularizar os conservadores: enviavam presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. No Brasil, o 1º de abril começou a ser difundido em 1848, em Pernambuco, onde circulou o jornal A Mentira. Uma das manchetes noticiou o falecimento de Dom Pedro. A informação foi desmentida no dia seguinte.

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Diário da Região. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Diário da Região poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Di´rio Im&ocute;veis

Di´rio Motors

Esqueci minha senha
Informe o e-mail utilizado por você para recuperar sua senha no Diário da Região.

Já sou assinante

Para continuar lendo esta matéria,
faça seu login de acesso:

É assinante mas ainda não possui senha? Clique Aqui!
É assinante mais quer redefinir sua senha? Clique Aqui!

Assine o Diário da Região Digital

Para continuar lendo, faça uma assinatura do Diário da Região e tenha acesso completo ao conteúdo.

Assine agora

Pacote Digital por apenas R$ 16,90 por mês.
OUTROS PACOTES


ou ligue para os telefones: (17) 2139 2010 / 2139 2020

Cadastro Grátis
Diário da Região
Clique no botão ao lado e agilize seu cadastro importando seus dados básicos do facebook
Sexo
Defina seus dados de acesso